Política Econômica
Ensaios: Política Econômica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heltonfla • 14/5/2014 • 5.735 Palavras (23 Páginas) • 261 Visualizações
FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ – FACIMA
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA ECONÔMICA E SEUS OBJETIVOS
MACEIÓ - 2014
COMPONENTE 01
COMPONENTE 02
COMPONENTE 03
COMPONENTE 04
COMPONENTE 05
COMPONENTE 06
COMPONENTE 07
COMPONENTE 08
COMPONENTE 09
COMPONENTE 10
ISNTRUMENTOS DA POLÍTICA ECONÔMICA E SEUS OBJETIVOS
Trabalho de cunho avaliativo referente à
Atividade Prática Supervisionada ministrada
Pelo prof. Fulano de Tal.
MACEIÓ – 2014
SUMÁRIO
Introdução -------------------------------------------------------------------------------- 04
Uma breve análise da situação político-econômica no Brasil de 2014 --- 05
1 – Política Fiscal ----------------------------------------------------------------------------07
1.1 – Planejamento Fiscal ------------------------------------------------------------10
1.2 – Resultados Fiscais --------------------------------------------------------------12
2 - Política Monetária -----------------------------------------------------------------------13
2.1 - Recolhimento Compulsório -----------------------------------------------------15
2.2 - Operações de Mercado Aberto ----------------------------------------------- 15
2.3 – Redesconto Bancário e empréstimo de liquidez -------------------------16
2.4 - Política monetária, taxa de juros e dívida pública -----------------------17
3 – Política Cambial -------------------------------------------------------------------------20
Conclusão --------------------------------------------------------------------------------22
Referências Bibliográficas -----------------------------------------------------------23
Anexo -------------------------------------------------------------------------------------24
Introdução
Como sugerido na própria indagação que serviu como diretriz para a confecção e desenvolvimento dessa atividade prática supervisionada os diversos governos que se sucederam no Brasil se articularam de diferentes maneiras para estabelecer e manter em estabilidade uma política econômica que se fortalecesse com o passar dos anos.
Em tese cada uma dessas manobras políticas, como o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, o Plano Real de Fernando Henrique Cardoso ou o PAC de Lula, possuíam com função primordial a manutenção e as melhorias para uma economia que ao longo dos anos enfrentou crises que acabaram por criar deficiências que evoluíram ao longo dos anos e que para serem banidas ou reduzidas necessitam de ações a longo prazo. Evidentemente não são apenas manobras políticas que fazem com que a economia de uma nação progrida ou regrida, também é de suma importância sejam bem sucedidas as diversas atividades econômicas por parte da iniciativa privada com base em negociações de exportação e importação, preços que possuam coerência com os valores reais de determinados produtos e a qualidade do que se produz.
Com base em alguns desses conhecimentos que nas páginas seguintes deste trabalho serão abordadas de forma mais aprofundada, bem como alguns outros aspectos que não estão exemplificados aqui, chegamos ao marco inicial dessa atividade prática que seria a resposta para a pergunta “O que são e quais são os instrumentos de política econômica e seus objetivos, com ênfase para política fiscal, política monetária e política cambial?”. De antemão temos uma resposta sucinta: Juntas elas movem o motor econômico do país e necessitam se ligar paralelamente. Essas políticas não servem necessariamente como resposta final para a indagação que motiva a pesquisa elaborada por cada um dos membros dessa equipe que realizaram as pesquisas que conduziram nossa apreciação final do que foi previamente solicitado, no entanto, foi utilizado como principal base de pesquisa e certamente fez com que o objetivo final dessa atividade fosse alcançada. O conhecimento adquirido nesse estudo fez com que cada aluno que contribuiu para responder a pergunta reflexiva que serviu de base para ele chegasse ao seu final maior e mais experiente do que antes.
Uma breve análise da situação político-econômica no Brasil de 2014
Em tempos de eleição o Ministro Guido Mantega está em uma cruzada para melhorar a imagem do governo e inevitavelmente terá dificuldade na empreitada. As grandes empresas acham que o ano de 2014 será o ano do aumento de impostos, queda de investimentos e de juros altos. O Brasil tem uma economia diversificada, complexa e está com vários problemas por erros e decisões de gestão e de política econômica do governo. A meta do superávit primário de 1,9% do PIB só será cumprida com aumento de arrecadação, isso quer dizer que a carga tributária este ano terá a quarta alta, a sétima em oito anos de gestão do Ministro Mantega na pasta da Fazenda.
Segundo Alexandre Tombini o Brasil está condenado à uma inflação de 6%, mas irá
...