TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Externa

Monografias: Política Externa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

Nos últimos anos, a importância geopolítica do Brasil tem crescido.

Pesquise acontecimentos recentes relativos à política externa do país

(confrontos comerciais com os Estados Unidos, ação humanitária no

Haiti e em Timor Leste, tentativa de mediação de confrontos com o Irã

etc.) e interprete o significado dessas ações no contexto da

globalização, em texto de até 40 linhas.

O Brasil atualmente procura exercer certa liderança regional e com muitas ambições no âmbito global, isto se mostrou muito explicito principalmente na hera do governo Lula (2002-2010).

Em meu entendimento estas “pretensões” muitas vezes foram conduzidas de um modo equivocado, demonstrando que o Brasil é realmente um principiante neste jogo.

Procurando se firmar como um país que pode exercer uma liderança na América Latina e querendo um acento permanente no conselho de segurança da ONU para a promoção da paz, o Brasil tentou mediar junto à Turquia uma saída diplomática na crise provocada pelo enriquecimento de urânio pelo Irã, que aos olhos dos EUA possui fins bélicos, propondo um acordo, em que o Irã de Ahmadinejad aceitasse a troca de urânio baixamente enriquecido por urânio enriquecido com propósito de utilização estritamente em pesquisas médicas. Esta atitude liderada pelo Brasil foi totalmente desprovida de crédito internacional que não obteve êxito e demonstrou a inexperiência deste país em assuntos tão complexos e com muitos interesses obscuros.

Outra atitude polêmica que também afetou a imagem do Brasil na Europa foi o fato da não extradição de Cesare Battisti para a Itália, onde ele era acusado de terrorismo onde havia sido julgado e condenado a prisão perpétua.

As atuações do Brasil no contexto da globalização também apresentaram pontos positivos, muito auxiliado pelo carisma do ex presidente Lula, aonde obtivemos um grande numero de acordos comerciais e que em seu governo implantou mais de 37 novas embaixadas ampliando em 30% o seu numero.

Procurando firmar sua liderança na região o Brasil propôs-se a liderar uma missão humanitária no Haiti, sendo iniciada em 2004 e que até novembro de 2011 havia consumido mais de R$ 3 bilhões de reais dos cofres públicos, fora o valor gasto, esta atitude de política externa foi muito bem vista pelo povo brasileiro e pelo exterior.

As aspirações brasileiras como líder regional são positivas porem não possuímos o apoio dos outros países da América do Sul porque cada um quer ter o privilégio de liderar o sul do Continente.

O governo sempre procurou uma saída diplomática para questões controversas com os nossos vizinhos e muitas vezes saímos perdendo, como exemplo tem o que ocorreu com a revisão do acordo de Itaipu junto ao Paraguai em que as tarifas de energia foram reajustadas com o triplo do valor anteriormente pago. Também tivemos um revés com a nacionalização de uma filial da Petrobras na Bolívia, filial esta que era responsável por 24% da arrecadação dos impostos naquele país e por 18% do seu PIB, a dívida em valores atuais ultrapassa US$ 1,6 bilhões.

Acredito que o futuro do Brasil neste mundo cada vez mais interligado financeiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com