TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Trabalho Escolar: Portifolio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Vamos aprofundar nossos conhecimentos aprendendo mais sobre Gestão de Projetos, Plano de negócios e empreendedorismo e administração de produção e logística.

Estarei usando algumas explicações pesquisadas para responder aos questionários estipulados pelos professores.

2 DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

A marca Delicari tem como objetivo fabricar iogurtes como antigamente, ou seja, sem conservantes, aromatizantes, emulsificantes artificiais ou corantes. Tem como público-alvo pessoas com alto poder aquisitivo e que buscam produtos derivados de leite com qualidade.

Para isso, é necessário que a organização tenha um Planejamento e Controle de Qualidade.

Podemos dizer que a atividade central da função produção é administrar o dia a dia da produção de uma empresa, isso significa basicamente o planejamento e o controle diário dos processos produtivos da empresa com o objetivo de atender plenamente a demanda pelos produtos e serviços da empresa de forma contínua.

Basicamente, planejar a produção significa formalizar o que se pretende que aconteça em determinado momento do futuro. Já controlar a produção é o processo de lidar com o inesperado ou as inevitáveis variações daquilo que foi planejado, redesenhando, ajustando, consertando e remanejando recursos diversos para manter a rota planejada e atingir os objetivos estabelecidos.

SEGUNDO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

A análise de mercado é a primeira etapa do planejamento de marketing. Cabe ao gerente de marketing avaliar e segmentar o mercado de forma a agrupar os clientes em potencial, que possuem necessidades de consumo semelhantes. Desta forma torna-se possível definir estratégias adequadas a cada segmento de mercado, agregando valor para o cliente e otimizando resultados para a empresa.

Segmentação de mercado é o processo de dividir mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades e/ou características semelhantes e que provavelmente terão comportamentos de compra semelhantes (WELINSTEIN, Art. Segmentação de mercado. São Paulo: Atlas, 1995, p.18.).

Ao analisar e segmentar um mercado consumidor deve-se responder as seguintes perguntas:

• A quem interessa este produto?

• Quem pode estar interessado em receber este benefício que meu produto (ou serviço) oferece?

• Quem é o meu cliente?

• Qual é o perfil do meu cliente potencial?

• Que tipo de pessoa e de consumidor ele é?

• Quais são seus hábitos de compra?

• Qual o seu estilo de vida?

• Onde estão localizados meus clientes em potencial (segmentação geográfica)?

É importante frisar que a segmentação de mercado é importante em qualquer circunstância, para qualquer tipo de negócio. As informações quanto ao perfil do cliente são primordiais para a tomada de decisão. A quantidade e qualidade das informações possibilitam ao gerente de marketing traçar estratégias adequadas e eficazes. Conhecendo melhor o cliente a empresa pode servi-lo melhor.

O processo de segmentação de mercado utiliza sempre a pesquisa. Com ela, é possível que se chegue ao resultado do agrupamento desejado (segmento-alvo). As formas ou critérios para a segmentação são:

• Segmentação demográfica estuda estatisticamente as populações e usas características como faixa etária, sexo, tamanho médio da família, estado civil, números de unidades domiciliares, nacionalidade, religião, raça e genealogia.

• Segmentação socioeconômica divide o mercado com base nas características sociais e econômicas da população como classe social, renda, escolaridade, ocupação profissional, etc.

• Segmentação geográfica divide o mercado com base em critérios geográficos, como localização e densidade populacional.

• Segmentação por benefícios divide o mercado com base nos benefícios procurados pelos clientes.

• Segmentação por grau de utilização divide o mercado com base no nível de consumo.

• Segmentação Psicografia divide o mercado com base no modo como as pessoas pensam e levam suas vidas.

Os critérios de segmentação são estabelecidos conforme as necessidades da empresa e a estratégia definida pelo gerente de marketing, que se classificam:

• Estratégia de segmentação de não-diferenciação em que a empresa opta por explorar todo o seu mercado potencial, em todas as regiões geográficas possíveis, valendo-se de apenas um plano de marketing, único e válido paro todo o mercado.

• Estratégia de segmentação por diferenciação em que a empresa reconhece e leva em consideração uma ou algumas diferenças significativas que possam existir entre seus segmentos-alvo e optar por tratá-los de forma distinta, preparando e executando planos de marketing específicos (mais de um, portanto, para cada segmento que decida tratar diferenciadamente).

• Estratégia de concentração em que por uma série de motivos, como a proximidade de suas instalações, o significativo potencial, sinergias reais e/ou possíveis, a empresa escolhe um segmento como prioritário, como o mais importante e prático, e decide concentrar todos os seus esforços apenas nele, fazendo-o com um plano de marketing específico para aquele segmento.

Pode-se também incorporar a estratégia de marketing os seguintes conceitos:

• Penetração de mercado é a presença de uma empresa no mercado, mesmo que de maneira pouco representativa.

• Ocupação de mercado é a presença da empresa no mercado em uma posição forte, bastante significativa em termos de concorrência e, portanto, de participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com