Principios De Marketing
Casos: Principios De Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiamota8 • 16/9/2014 • 1.592 Palavras (7 Páginas) • 443 Visualizações
Resenha- Principios de Marketing
Para a sociedade em geral, há uma visão muito distorcida, que distancia o Marketing do seu conceito correto e também de sua prática. É comum observar pessoas se referindo ao marketing com um tom pejorativo, associando-o somente a propaganda, publicidade, vendas e, o que é pior, a “enrolação” e enganação, como se o marketing fosse uma ferramenta para ludibriar as pessoas, mascarando um defeito de um produto, ajudando a eleger um candidato ruim ou induzindo o consumidor na compra de um produto.
Na verdade, o marketing é muito diferente de tudo isso. Adam Smith já dizia, em 1776, que o consumo é o único objetivo e propósito de toda a produção; ao passo que o interesse do produtor deve ser atendido somente na medida em que possa ser necessário promover o interesse do consumidor. O princípio é tão óbvio que seria absurdo tentar demonstrá-lo. Vê-se que o (verdadeiro) marketing se preocupa em satisfazer necessidades e não em “cria-las”. Portanto, o marketing não é um vilão, ele é uma ferramenta importante para o equilíbrio social, pois, um bom Marketing é essencial para o sucesso de todda organização.
Como primeiro primeiro passos,os profissionais de marketing devem entender as necessidades e os desejos dos clientes e o mercadono qual atuam. Para realizar o marketing corretamente, utilizam-se técnicas analíticas de mercado, ferramentas de planejamento, ações de relacionamento com clientes, tecnologias de desenvolvimento de produtos e serviços, modelos de distribuição e acesso, métodos de precificação adequados, uma boa comunicação integrada e ferramentas de controle das ações e dos resultados. Portanto, marketing é muito mais do que muitos pensam. Ele é salutar para as organizações e muito mais para a sociedade atraves de estrategias que atraem o publico-alvo.
A estratégia de marketing orientada para o cliente começa decidindo-se quais clientes atender decidindo-se sobre uma proposição de valor que melhor atenda aos clientes-alvo. Ela consiste em quatro etapas. A segmentação de mercado é o ato de dividir um mercado em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades, características ou comportamentos que podem exigir produtos ou mixes de marketing separados. A escolha de mercado para um produto consiste na avaliação de todos os pontos atraentes de mercado e seleciona um ou mais segmentos para entrar. A diferenciação envolve realmente diferenciar a oferta ao mercado para criar valor superior para o cliente. Por último o posicionamento tem como objetivo posicionar a oferta ao mercado na mente dos clientes-alvo.
Toda empresa é um sistema que influencia o ambiente onde opera, e também sofre influencia desse mesmo ambiente, essa influencias exercidas e sofridas provocam significativas alterações de mercado e são chamadas de variáveis: variáveis controláveis , algumas variáveis são controladas pelas empresas, são elas, os elementos do composto de marketing, o produto, o preço, distribuição e a comunicação: variáveis incontroláveis, outras variáveis não podem ser controladas, mas devem ser avaliadas é consideradas na tomada de decisões pela empresa, são elas dentre outras, a legislação vigente, os aspectos religiosos, culturais, climáticos, sociais e econômicos. Assim determinadas religiões impedem em que seus seguidores se vistam de determinada maneira, como, calça compridas para mulheres, isso vai impactar no mercado do vestuário ou nos lançamentos de novos produtos na industria da moda. Consumir certos alimentos como, carnes, por exemplo ou mesmo assistir peças teatrais, isso impactaria no mercado de alimentos ou na industria de entretenimento.
A empresa deve conhecer o ambiente onde opera procurando evitar insucessos, a atividade comercial e industrial é facilmente impactada por variáveis. A legislação brasileira, tanto a federal, estadual ou municipal, impõe forma de atuação algumas vezes severa, como na lei que regula importação e exportação, como nos juros, nas taxas cambiais, nas patentes, nos encargos sociais e etc.
O ambiente de marketing, tem-se o marketing dos quatros pesos compostos, mix marketing (produto, preço, praça e propaganda), e as empresas com, (finanças, produção, recursos humanos e suprimentos), colocando-se então no microambiente, onde estão, (o cliente, concorrente e fornecedor), e tudo isso sofre influencia do macroambiente que envolve, ( a tecnologia, legislação, economia, cultura, política e o ambiente social). Um exemplo claro de tudo isso, é a empresa no ambiente onde ela esta operando interagindo com ele, o mercado consumidor, o mercado cliente e etc. Tem-se, portanto as variáveis controlada pela a empresa, o marketing mix que envolve os quatros “P’ s” produto, preço, praça e propaganda, tem-se também as variáveis incontroláveis, aquelas que a empresa não controla, as legislação do pais, as religiões, a cultura, o clima, a ecologia, o ambiente social e econômico.
A partir dos seguintes princípios pode-se dizer que, as variáveis controláveis são de controle da empresa, já as variáveis incontroláveis não são controladas pelas empresas porque exercem influencia de fatores externos a organização.
Estratégia é o que tornara uma dada empresa diferente e lhe dará uma vantagem competitiva, basicamente a competição é destrutiva, quando as empresas competem pelas mesmas coisas, o que força a concorrência a modificar seus preços, estratégia e buscar outra forma de competir para criar um tipo de valor diferente para o cliente que permite a empresa prosperar, obtendo uma maior lucratividade.
O comportamento do consumidor, as estratégias dos concorrentes, criando produtos com Valor entre muitas outras variáveis, pode-se criar um produto que realmente traga para dentro da empresa uma Vantagem competitiva tão importante e forte, que consegue manter seu espaço no mercado e adaptar-se ao portfólio disponível da empresa.
Ter uma vantagem sobre seus concorrentes é um grande desafio do Marketing, principalmente quando a competição torna-se cada vez mais acirrada, a globalização é mais um fator que proporciona aprofundar cada vez mais os estudos de mercado, os desejos e necessidades dos consumidores e elaborar estratégias que tragam para seus produtos o retorno adequado a toda Vantagem competitiva de cada organização no mercado. As empresas podem ter como características da Vantagem competitiva alguns requisitos como: foco no cliente, valor para o cliente, qualidade superior do produto, distribuição
...