Processos ADM
Ensaios: Processos ADM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunodiego11 • 19/9/2013 • 2.327 Palavras (10 Páginas) • 409 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL LAVRAS
RUA José dos Reis Vilela, 39, Centro – Lavras – MG
(35) 3821-3051 / 9913-4069
ADMINISTRAÇÃO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Andressa de Paula Amâncio RA: 368680
Bruno Diego Silva RA: 366350
Eder Roberto Fonseca RA: 383114
Robson Assis Vilela RA: 369106
Lívia Maria de Castro Alvarenga RA: 370704
Sebastiana Ambrosina da Silva RA: 349770
ATPS: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
PROFESSOR (A):MSC MÔNICA SATOLANI
LAVRAS
JUNHO 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................ 02
2. DESENVOLVIMENTO................................................................................ 03
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................... 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................. 11
1. INTRODUÇÃO
O planejamento ou planeamento é uma ferramenta administrativa de fundamental importância, tendo em vista o fato de que a mesma possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado, além de permitir reavaliar todo o processo a que o desenvolvimento da empresa e/ou organização se destina.
Entende-se, portanto, que o planejamento é o lado racional da ação, aquele que torna realmente possível um melhor controle e adequação das atividades a serem desenvolvidas, assim como a forma mais adequada para se conseguir bons resultados.
2. DESENVOLVIMENTO
ETAPA 1
O que é Planejamento
Atualmente, percebe-se que falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, tendo em vista que o mesmo deve envolver toda a organização, independentemente do setor ou estratégias envolvidas.
O planejamento se classifica em tipos distintos, de acordo com a sua utilidade específica. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, podendo envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, genérico ou detalhado.
Os tipos de planos, para melhor definição e entendimento, são assim classificados:
* Planos Estratégicos
Estes envolvem a visão global de toda a empresa, possuindo um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais.
Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.
A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de quão autônomas elas sejam. Leva em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo de concepção do plano Estratégico dá origem e/ou valida a missão, a visão, os valores, as crenças e princípios da organização.
* Planos Táticos
Envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.
No caso das pequenas e médias empresas, não há necessidade de elaborar planos táticos, pois elas são necessárias como uma forma intermediária de traduzir os grandes planos estratégicos em ações do nível operacional a ser descrito a seguir, como as empresas pequenas são mais simples, não há necessidade deste nível do plano.
* Planos Operacionais
São desenvolvidos a partir dos planos táticos. Estes planos são bem mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operação do departamento em separado em um horizonte de tempo de curto prazo, de um ano ou menos.
De todos os planos operacionais que podem existir, os mais comuns são:
a) Procedimentos: Uma seqüência de etapas ou passos que devem ser rigorosamente seguidos para a execução de um plano, elas indicam como chegar a um determinado objetivo.
b) Orçamentos: Estes planos são relacionados com o uso do dinheiro em um determinado período de tempo.
c) Programas: São planos relacionados com o tempo. Distribuem as atividades que devem ser realizadas ao longo de uma linha de tempo. Os tempos podem ser determinados em função de horas, dias, semanas ou até meses. Cronogramas é outro nome popular para designar os programas.
d) Regras (ou regulamentos) dizem respeito ao comportamento das pessoas em determinadas situações. Especificam o que as pessoas podem ou não podem fazer, diferem das políticas porque são bem mais específicos e diretos, e visam limitar o grau de liberdade das pessoas em situações que podem ser previstas com antecedência.
...