Processos Organizacionais
Exames: Processos Organizacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lyslest • 27/3/2015 • 8.767 Palavras (36 Páginas) • 306 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Para iniciar o seguinte trabalho é interessante sabermos diferenciar Normalização de Normatização. Segundo Arouk (1995), normalizar é submeter algo a normas, padronizar, enquanto normatizar é estabelecer normas para alguma coisa, ação ou processo.
Sabemos que a busca da qualidade sempre acompanhou a evolução do homem, visto que queremos cada vez mais aprimoramento em nossas vidas, no nosso trabalho e nos produtos e serviços que consumimos.
A globalização atual aliada ao aumento da competitividade e as mudanças constantes nos mercados (seja pela tecnologia, cultura ou inovações em geral), levam as atuais organizações a uma busca constante pela qualidade no intuito de aprimorar suas atividades e satisfazer os seus clientes.
Qualidade pode ser traduzida como uma série de ações que levam as empresas a trabalhar em conformidade com os requisitos dos clientes, satisfazendo suas necessidades e atendendo (ou mesmo excedendo) suas expectativas.
Nos dias atuais, as empresas devem ter qualidade, porém também necessitam comprová-la. Para isso, a normalização é passo essencial nesse processo. No site da ABNT, podemos ter uma das melhores definições para normalização. “Normalização é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto”.
Portanto, o administrador atual deve ter conhecimento desta atividade para alcançar níveis de qualidade em sua empresa e atender requisitos gerais que são estabelecidos em diversas áreas. Normalização, portanto, é a maneira de organizar atividades pela criação e utilização de regras e normas, elaboração, publicação e promoção do emprego destas Normas e Regras, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e social de uma Nação.
Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente. Também é chave de acesso a novos mercados, quebrando barreiras não tarifárias e, com isso, trazendo vantagem competitiva para as empresas, gerando inovações e ampliando conhecimentos tecnológicos, entre outros objetivos.
2. A Normalização de Processos
É imprescindível o conhecimento dos processos de normalização para se alcançar a redução de custo da produção e do produto final, mantendo e melhorando sua qualidade e atendendo as necessidades do mercado.
A normalização é chave de acesso a novos mercados, quebrando barreiras não tarifárias e, com isso, trazendo vantagem competitiva para as empresas, gerando inovações e ampliando conhecimentos tecnológicos. A utilização de normalização para os produtos, serviços e processos tem uma série de benefícios para as empresas e para os consumidores, entre outros objetivos. São eles:
Economia - Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos (simplificação);
Comunicação - Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços;
Segurança - Proteger a vida humana e a saúde;
Simplificação - Redução da crescente variedade de procedimentos e tipos de produtos.
Proteção do Consumidor - Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos e
Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais - Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim, o intercâmbio comercial.
Na prática, a normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.
Benefícios da normalização
É evidente que como todo processo novo em uma organização, a normalização terá um custo para sua implantação, efetivação e manutenção. Porém, este custo deve ser considerado como um investimento, visto que a normalização traz benefícios qualitativos e quantitativos para a empresa.
São qualitativos, permitindo:
Utilização adequada dos recursos envolvidos;
Uniformização da produção;
Facilitando o treinamento da mão de obra, melhorando seu nível técnico;
Registrando o conhecimento tecnológico e
Facilitando a contratação ou venda de tecnologia.
São quantitativos, pois permitem:
Redução do consumo de materiais;
Redução do desperdício;
Padronização dos componentes e equipamentos;
Redução da variabilidade dos produtos;
Aumento da produtividade;
Melhoria da qualidade e controle dos processos.
É, ainda, um excelente argumento para vendas ao mercado internacional como também para regular a importação de produtos que não estejam em conformidade com as normas do país importador.
O que é uma norma
Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.
Nota: Convém que as normas sejam baseadas em resultados consolidados da ciência, tecnologia e da experiência acumulada, visando à obtenção de benefícios para a comunidade (ABNT ISO/ IEC Guia 2). Duas das principais classificações, sob as quais se encontram as normas são quanto ao Tipo e quanto ao Nível:
Tipos de Normas
Normas de produtos;
Normas de sistemas de gestão.
...