Profissões do administrador
Tese: Profissões do administrador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saracruz27 • 11/3/2014 • Tese • 749 Palavras (3 Páginas) • 283 Visualizações
A profissão do Administrador.
Em 1952 iniciava o ensino de Administração no Brasil e em 1965 foi reconhecida a profissão de Administrador. No desempenho das suas atividades, o Administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade ( CHIAVENATO,2003 ).
O Administrador, através das suas habilidades técnicas, humanas e conceituais, deve ter a capacidade de interagir com todas as áreas da empresa, pois a harmonia entre os setores é também preponderante ao desenvolvimento do negócio. Outro fator característico é a habilidade do gestor/líder/administrador em estabelecer as diretrizes do negócio condizentes com as necessidades do mercado, pois, o consumidor está cada vez mais exigente quanto a prestação de serviços e produtos de qualidade.
É através do registro no CRA que os diplomados em cursos de Bacharelado em Áreas da Administração, oficiais, oficializados ou reconhecidos pelo MEC, se habilitam legalmente para exercerem a profissão, de acordo com o art. 1° da revolução Normativa CFA N° 387, de 29 de abril de 2010 e Resolução Normativa CFA N° 395, de 08 de dezembro de 2010. Seu objetivo é resguardar a sociedade dos maus profissionais da Administração. Esta defesa procura a melhoria da qualidade de vida da população que, por meio das ferramentas da Administração, pode alcançar ao máximo a qualidade de produtos e serviços ofertados.
O CFA é o órgão normativo, orientador, disciplinador e fiscalizador do Exercício da profissão do Administrador. Também controla e fiscaliza as atividades financeiras e administrativas do Sistema.
Do exercício Profissional: Art. 9° Para o exercício da profissão de Administrador é obrigatória a apresentação da Carteira de Identidade de Administrador, expedida pelo conselho Regional de Administração, juntamente com prova de estar o profissional em pleno gozo dos seus direitos sociais.
Art. 10° A falta do registro torna ilegal e punível o exercício da profissão de Administrador.
Da Autarquia: O conselho Federal de Administração e os Conselhos Regionais de Administração dos Estados e Territórios, Criados pela Lei n° 4.769, de 9 de setembro de 1965, constituem em seu conjunto uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, sob a denominação de Conselho Federal de Administração, com o subtítulo de denominação de Conselho Federal de Administração, com o subtítulo de “Regional”, com a designação da região, quando for o caso.
Campos de atuação do Administrador: -Administração Financeira, orçamentária e patrimonial. - Administração e seleção pessoal e relações industriais. – Administração de material, mercadológica/marketing e de produção. Organização e métodos, sistemas e programas de trabalho, desdobramentos e campos conexos.
Símbolo da Profissão:
A forma básica na verdade é um quadrado perfeito, que representa o equilíbrio entre diversas forças. Ao dobramos as pontas do quadrado, formamos 4 setas, duas que apontam para o centro da forma, representando a convergência dos esforços, energias e
...