Projeto Estágiario
Trabalho Escolar: Projeto Estágiario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kamikze • 27/3/2014 • 2.491 Palavras (10 Páginas) • 255 Visualizações
Projeto Estagiário Empreendedor 2014
Bruno da Silva Nolasco
Postos de Atendimento do SEBRAE SP em Comunidades
São Paulo – SP
2014
Bruno da Silva Nolasco
Postos de Atendimento do SEBRAE SP em Comunidades
Projeto, redigido sob a orientação do Supervisor Eduardo Santilli Calvo e Lea Souza, apresentado ao programa de estagiário empreendedor do SEBRAE-SP 2014.
São Paulo – SP
2014
Dedicado a Minha Família Zenaide Gotado da Silva, Hérica da Silva Carvalho e Joaquim Carvalho da Silva.
Agradecimentos
Agradeço aos colegas José Fernando Valença, Andrea Alvares, Maria Luiza Barcelos pelos direcionamentos que foram de grande valia, ao meu tutor Eduardo Santilli Calvo, e a Lea de Souza pela valiosa colaboração e disponibilidade de sempre tirar minha dúvidas.
Sumário
1. Introdução 6
1.1 Considerações iniciais 6
2.Tema 7
2.1 Postos de Atendimentos em Comunidades 7
3. Objetivo 7
3.1 Novo Programa de Atendimento do SEBRAE-SP 7
4. Justificativa 8
4.1 Atendimentos do SEBRAE-SP em Favelas Paulistas 8
5. Público Alvo 9
5.1 Moradores Comerciantes de Favelas 9
5.2 Resultados dos Atendimentos da Meta 3 na Capital em 2013 9
6. Estratégia 10
6.1 Análise das Unidades envolvidas no projeto 10
6.2 Características dos Colaboradores 11
6.3 Produtos oferecidos pelo SEBRAE-SP para MEIs 11
7. Resultados Esperados 13
7.1. Aumento do Número de Atendimentos MEI e Auxiliando na meta Mobilizadora 3. 13
7.2. Transformação de Favelas em Bairros 14
Referências Bibliográficas 15
Documentos Eletrônicos 15
1. Introdução
1.1 Considerações Iniciais
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas vem auxiliando desde sua criação, empresários de todo o país a gerenciar seus negócios e capacitando pessoas para futuros empreendimentos. Analisando a sua história constatei que o SEBRAE - SP tem vários canais de atendimento para alcançar um número elevado de clientes no enquadramento Micro Empreendedor Individual (MEI), e que este tipo de empresa está crescendo muito ano a ano no mercado, mais de 3,5 milhões de empreendedores se formalizar em todo o pais no período de 5 anos.
Estes projetos são feitos em todo o estado de São Paulo, através de canais de atendimento como Posto de Atendimento do Empreendedor “PAE” que está instalado no interior, Posto de Atendimento “PA” instalados na capital, e o SEBRAE Móvel que atende todo o estado, o 0800, SEBRAE visita, balcão.
Atento sobre estas informações, descobri que uma maneira de alcançar um número elevado de empresários é dando apoio ao empreendedor de uma empresa pequena que futuramente irá crescer com o nosso apoio e se transformar em um futuro grande empresário gerando uma renda que possa melhorar desenvolvimento econômico e social na comunidade local.
A minha ideia inicial é a criação de postos de atendimento em comunidades, que seria um mistura de canais de Atendimentos o “PA”, posto de atendimento ao Empreendedor, o PAE, Posto de atendimento ao Empreendedor, O SEBRAE Móvel e Balcão de atendimento.
Com a criação deste projeto geraria um vínculo de confiança entre as partes envolvidas: SEBRAE–SP, e comunidades; com uma forte relação já criada e a força da marca do SEBRAE-SP poderemos programar palestras, consultorias e cursos dentro destes locais, para capacitar os empresários do seu entorno.
Esta ideia não veio por acaso, após estudar a pesquisa radiografia das favelas identifiquei que existem muitos empreendedores nesses bairros. A grande maioria não possue um CNPJ, e não tem informações de como poderia se regularizar. Algo muito interessante que preciso relatar foi o conhecimento de projetos criados dentro das comunidades cariocas com o apoio do SEBRAE RJ, que está ajudando os empreendedores cariocas.
2.Tema
2.1 Postos de Atendimentos em Comunidades
O SEBRAE é uma entidade que atua na sociedade com responsabilidade, ética e muito conhecimento em negócios para ajudar os empreendedores brasileiros a se desenvolver. Por conta da conduta de seus profissionais e da sua capacidade de inovar, a entidade cria projetos e canais para atender de forma simples e objetiva à sociedade. Pensando nisso, porque não criar um novo canal de atendimento que ajudará a população de bairros pobres a crescer e se tornar referencias de sucesso? Este Projeto visa o Atendimento em comunidades carentes que tem um grande potencial de empreendedorismo no estado de São Paulo como Paraisópolis e Heliópolis. Trata-se de um posto de atendimento dentro das comunidades que terá o apoio de Associações Comunitárias que fornecerá um local de atendimento para um ou mais agentes capacitar os empreendedores. Este agente poderá ser alguém da comunidade
...