Projeto de Marketing - Magazine Luiza
Por: Arthur Ribeiro • 17/5/2021 • Trabalho acadêmico • 4.685 Palavras (19 Páginas) • 207 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e AtuáriaCurso de Administração
Arthur Ribeiro RA00210228 Daniel Ahn RA00207176 Gabriel Cabrini RA00204074 Gustavo Souza RA00210551 Gustavo Pavam RA00214685 Heron Costa RA00207444
Projeto de Marketing - Desafios do Marketing Nacional e Global Case – Magazine Luiza
São Paulo - SP 2021
Arthur Ribeiro RA00210228 Daniel Ahn RA00207176 Gabriel Cabrini RA00204074 Gustavo Souza RA00210551 Gustavo Pavam RA00214685 Heron Costa RA00207444
Case – Magazine Luiza
Trabalho da disciplina de desafios de marketing nacional e global nos negócios, Turma ADM-TR2EL6, apresentado no 7º semestre do Curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, solicitado pelo professor Dr. Agustin Perez Rodrigues
São Paulo - SP 2021
Sumário
Sumário
Projeto de Marketing - Desafios do Marketing Nacional e Global 1
Sumário 3
História da Empresa 4
Contextualização 8
Desafio do Setor do Varejo 11
Como foi o Desafio para a Empresa 11
Desenvolvimento do Departamento de Marketing no Período 11
Ações da Magazine Luiza Contra a Covid-19 13
Indicadores na Pandemia 13
Magazine Luiza x Concorrentes 14
Considerações Finais 15
Referências 17
Case Magazine Luiza
A Gigante Brasileira
História da Empresa
Em 1957, um casal jovem e muito simples, composto por uma balconista e um caixeiro-viajante, compraram uma pequena loja de presentes no interior de São Paulo, na cidade de Franca, chamada “A Cristaleira”, que posteriormente foi renomeada e hoje é uma das maiores empresas varejistas que temos no Brasil.
Estou falando de Luiza Trajano Donato e de Pelegrino José Donato, fundadores da famosa Magazine Luiza. Desde a época dessa primeira loja, em Franca, o casal já era conhecido pelo bom atendimento aos clientes, principalmente Luiza, que supervisionava todas as operações e realizava pesquisas de mercado.
Nas décadas seguintes, o negócio do casal foi crescendo cada vez mais, além de novos estabelecimentos em Franca, expandiram para Barretos e Igarapava. Nesse mesmo período, o que ajudou bastante no crescimento da empresa, foi a entrada de familiares na organização. Em 1974, abriu sua primeira loja de departamentos com uma área de mais de 5.000 metros quadrados. Vinte anos após sua fundação, a Magazine Luiza já conta com mais de 30 lojas.
Com um olhar muito visionário, a Magazine Luiza foi pioneira em implementar um sistema informático numa loja. Tornar o futuro realidade, sempre foi um dos principais objetivos da empresa, que foi pioneira em muitos outros campos. As próximas décadas foram focadas em automatização de informatização do negócio, esse processo culminou com o estabelecimento do primeiro cento de distribuição (CD) totalmente automatizado em Ribeirão Preto, São Paulo, 1986. Com a inauguração da primeira loja em Minas Gerais, esse período também marcou a expansão da empresa para fora do estado.
Na década de 1990, foi desenvolvido um dos primeiros modelos de comércio eletrônico do mundo: as lojas eletrônicas ou virtuais. Esse projeto possibilitou que as lojas vendessem produtos através de totens eletrônicos, que funcionam como vendedores orientando clientes, sem necessidade de produtos em exposição ou no estoque. Posteriormente, com o advento da internet nos anos 2000, esse conceito
de loja virtual foi levado para o mundo online, iniciando o que seria um dos maiores representantes do e-commerce nacional.
Um dos familiares que aproveitou a oportunidade e conseguiu crescer junto a empresa, foi a sobrinha da fundadora Luiza Trajano, Luiza Helena Trajano, uma menina muito inteligente que já trabalhou na empresa durante as férias escolares. Ingressando efetivamente na empresa com 18 anos, ela começou a cobrir vários departamentos, até que assumiu os cargos de gestão da empresa em 1991. Em 1993, Luiza Helena Trajano criou o primeiro maravilhoso acordo de liquidação, que é uma das estratégias de marketing e vendas mais replicadas no varejo brasileiro. No início de janeiro, essa rede de lojas vendeu produtos de exibição e vendeu seu estoque de Ano Novo em um dia, com descontos reais de até 70%. O movimento mobilizou muitos consumidores, e longas filas se formaram na frente da loja.
Em 2005, foi lançado o primeiro “Golden Day”, para reconhecer e premiar os clientes mais fiéis da empresa. O evento oferece ofertas exclusivas, condições especiais de pagamento e sorteios. Alguns anos depois, em 2008, para comemorar os 50 anos de empresa, a companhia entrou no mercado paulista abrindo 44 lojas ao mesmo tempo. O plano era abrir 50 lojas, mas devido a problemas burocráticos de trabalho, as seis lojas restantes abriram em datas diferentes.
Ao longo de sua história, observamos uma grande expansão da rede varejista, que em abril de 2009, percebeu a necessidade de profissionalizar a gestão que desde o início foi familiar. Luiza Helena Trajano tomou a iniciativa e convidou o executivo Marcelo Silva a ajudá-la na administração da companhia. Marcelo atuou por oito anos, possuindo um extenso currículo em empresas familiares, ele preparou a empresa para que Frederico Trajano, filho da Luiza Trajano e executivo da companhia, assumisse a presidência no começo de 2016.
...