Prós E Contras De Ser Freelance
Pesquisas Acadêmicas: Prós E Contras De Ser Freelance. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: uchigoshi • 3/5/2013 • 649 Palavras (3 Páginas) • 506 Visualizações
As vantagens deste tipo de trabalho são as seguintes:
• Ser o próprio patrão: esta pode ser uma grande vantagem. O freelancer escolhe o horário de trabalho que mais lhe convém, e o local de trabalho, seja em casa ou num estúdio. É necessária muita disciplina para cumprimento de prazos, mas também algum respeito por horários de descanso e recarregamento de energias.
• Escolher os clientes: é uma grande vantagem poder escolher os clientes com quem vamos trabalhar, havendo sempre um grande entendimento e cooperação entre o designer e o cliente, para evitar mal entendidos e criar uma relação harmoniosa, resultando na satisfação do cliente, e no seu retorno.
• Escolha de preços: geralmente os trabalhos efetuados em freelance são cobrados por hora de trabalho,o que permite chegar a valores mais justos do que o tabelamento de serviços, por exemplo, se gastarmos 5 horas na criação de um logótipo e 10 horas na criação de outro, não seria de todo justo levar o mesmo preço por ambos, pois o segundo roubou-nos muito mais tempo que o primeiro, e como todos nós sabemos, tempo é dinheiro!
• Outra vantagem é que podemos ser flexíveis em relação aos orçamentos, de modo a manter os clientes, podendo fazer descontos.
• Liberdade criativa: a liberdade criativa é FUNDAMENTAL em qualquer projecto. Ao ser o seu próprio patrão, o freelancer só pode ser limitado pelo próprio cliente, não necessita de ser sujeito a opiniões de patrões e colegas que acham que "assim fica mais bonito" ou " isto dá muito trabalho". O facto de dar muito trabalho não deve ser limitador. ( A não ser que isso resulte num orçamento exorbitante).
Passemos então às desvantagens do freelance:
• Gestão de si próprio: nem todos os designers têm experiência em gestão. É necessária a gestão de tempo, clientes, projetos, orçamentos... o que pode ser um verdadeiro pesadelo se não tiver um sentido de gestão e organização minimamente desenvolvido. Isto pode resultar em perda de clientes por esquecimentos ou atrasos...
A gestão de si próprio envolve:
Gerir as próprias contas: pagar contas, impostos...Isto pode ser um pouco confuso no início. Para uma ajuda extra nestes assuntos, é sempre uma boa ideia recorrer a contabilistas ou então a programas de contabilidade para manter a organização.
• Gerir os clientes: é necessário manter a lista de clientes actualizada, excluir algum que eventualmente não seja mais cliente, manter os clientes actuais e até acrescentar novos..
• Gerir o tempo: convém haver uma boa gestão do tempo e a fazer uma estimativa de quanto tempo irá levar um projecto, não só para efeitos de orçamento, como para a gestão de outros projectos que pode ter em mãos na altura. Isto é muito importante - se orçamentamos um projecto em 30 horas e levamos 40 horas a concluí-lo, estamos a perder dinheiro.
• Local de trabalho: a tendência é para os freelancers trabalharem em casa. Isto pode trazer várias complicações como o isolamento, a falta de alguém para debater ideias ou compartilhar tarefas. No entanto, há sempre a possibilidade de trabalhar num pequeno escritório ou estúdio, podendo desse modo continuar a ter a sua casa como local de
...