PÃO DE ACUCAR
Casos: PÃO DE ACUCAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wmalmeidajr • 2/2/2015 • 637 Palavras (3 Páginas) • 316 Visualizações
A. Quais alternativas o Grupo Pão de Açúcar tem para continuar crescendo?
B. O que esperar dos movimentos estratégicos dos concorrentes do Grupo Pão de Açúcar?
C. Colocando-se no lugar de Abílio Diniz, o que você faria?
O Grupo Pão de Açúcar é o maior varejista do Brasil, atuando nos setores de alimentos, varejo de eletrônicos, e-commerce, varejo de conveniência, restaurantes, bricolagem, lojas de departamento, turismo, dentre outros.
As atuais opções de crescimento para o grupo seriam a ampliação das atividades no país, a diversificação do portfólio de produtos ou a expansão das atividades para mercados internacionais.
Ampliação das atividades no país
O Grupo Pão de Açúcar atualmente atua em 18 estados brasileiros com oito diferentes marcas: Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Ponto Frio, Casas Bahia, dentre outras.
Seguindo a política atual de expansão, o grupo tem a possibilidade de adquirir outros varejistas regionais em locais em que não possuem participação de mercado.
Diversificação do portfólio de produtos
O Grupo Pão de Açúcar é mais conhecido por sua atuação no varejo alimentício, mas nos últimos anos tem adquirido grandes nomes do varejo de eletrônicos e móveis, como Ponto Frio e as Casas Bahia, diversificando dessa forma o mix de produtos.
As mudanças atuais do consumo no varejo fizeram os clientes comprar mais pela internet, ganhando maior poder de barganha por pesquisarem os preços através de diversos fornecedores, de forma prática e ágil. Dessa maneira, o Grupo Pão de Açúcar tem ganhado espaço focando em grupos específicos como o Ponto Frio com produtos voltados para a classe média e as Casas Bahia atuando com foco em classes mais populares.
Os novos padrões de consumo da classe média brasileira, por exemplo, exige maior diversidade de produtos e comodidades para as compras. Observa-se que a exploração de produtos étnicos e mais saudáveis são bons exemplos de nichos onde os consumidores estão mais dispostos a pagar mais para adquiri-los.
Movimentos Estratégicos dos Concorrentes – Internacionalização
Os maiores concorrentes do grupo no Brasil são multinacionais como o Carrefour e Wal-Mart, que atuam em países emergentes como China, Índia e África do Sul.
Os países emergentes apresentam grandes projeções de crescimento para os próximos anos sendo um mercado potencial a ser explorado pelo Grupo Pão de Açúcar.
As crises internacionais dos últimos anos e as alterações dos padrões de consumo valorizando comodidades e alimentação saudável tem feito os grandes varejistas de alimentos mudarem seu foco de atuação em lojas menores e em mercados emergentes.
Considerando o posicionamento atual do setor de varejo e as opções do Grupo Pão de Açúcar para o seu crescimento, a internacionalização tende a ser o próximo caminho do grupo.
QUESTÃO 2
A. As empresas multinacionais não brasileiras percebem que o mercado brasileiro cresce mais do que seus mercados de origem. Portanto, elas não deixarão de arriscar uma entrada no Brasil. Naturalmente, além do crescimento, a entrada
...