Qualidade nos sistemas de logística
Projeto de pesquisa: Qualidade nos sistemas de logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ARI123ARI • 29/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
Qualidade em Sistemas Logísticos
Desafio de Aprendizagem
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Gestão em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Corumbá
2012
* Introdução
Os serviços logísticos são essenciais para o desenvolvimento econômico social. Os setores produtivos necessitam de adequados serviços de transporte e armazenagem, buscando o aumento da produtividade e a redução do custo unitário de produção.
A escolha modal no transporte de cargas pode ser definida como a atividade de planejamento de transportes que determina qual modo (ou modos) deve ser utilizada durante o transporte de insumos e bens acabados, sendo necessária a definição das características pertinentes ao processo de movimentação das cargas. Na escolha modal devem-se considerar diversas variáveis qualitativas e quantitativas intervenientes nesse processo, tais como as características de mercado, a infra-estrutura de transporte e as tecnologias disponíveis.
* Desenvolvimento
Transporte de passageiros
Bairro: Distrito Industrial de Indaiatuba Transporte: Viação Guaianazes de Transporte Coletivo Linha 330 Distrito Industrial - Rodoviária Capacidade de passageiros sentados: 48 passageiros tempo médio de viagem: 45 minutos (Itinerário Origem-Final).
Grande parte dos
trabalhadores das indústrias situadas no distrito industrial da cidade de Indaiatuba-SP atualmente faz sua locomoção via ônibus ou van fretados, seguidos de veículos particulares, como carros, motos, bicicletas e ainda temos as pessoas que fazem esse trajeto a pé. O transporte coletivo oferece pontos de parada, estação terminal adequada com necessidades básicas de conforto, informação e proteção. Os veículos cumprem o horário previsto de passagem no ponto de parada, em níveis satisfatórios de lotação e em condições admissíveis de limpeza, manutenção e segurança com tarifas suportáveis. As vias utilizadas apresentam condições razoáveis de pavimentação para a circulação dos coletivos. Com esses fatores, os usuários podem chegar ao destino dentro do tempo previsto sem sofrer desgastes físicos e mentais decorrentes da qualidade de serviço.
Transporte ferroviário de cargas
Em 17 de Abril de 1873 a Cia Ituana de Estrada de Ferro inaugurava oficialmente o trecho ferroviário entre a cidade de Jundiaí até a cidade de Itu. Neste mesmo ano foi inaugurado o ramal de Piracicaba, partindo de Itaici, passando por Indaiatuba.
Indaiatuba era somente uma parada no trecho Itaici – Piracicaba da Cia Ituana de E.F. e só acabou recebendo uma estação em 1880. A construção de um novo prédio para a Estação Ferroviária da Sorocabana Railway em Indaiatuba foi concluída em 1911. O trafego de trens de passageiros pela Estação Indaiatuba foi até 1976. Já os trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados de 1986. Por volta de 1990, com a erradicação do ramal, os trilhos foram definitivamente retirados
pela FEPASA - Ferrovias Paulistas S/A. Isso significa que atualmente não temos um transporte ferroviário efetivo para prestar serviços à região do distrito industrial.
Trem de Alta Velocidade Rio de Janeiro - São Paulo (TAV RJ-SP) O megaprojeto, se for implantado, marcará a entrada do Brasil no pequeno grupo de países que possuem esse tipo de transporte. Além da integração de três regiões metropolitanas, o TAV ligará os três maiores aeroportos internacional do Brasil: Guarulhos e Galeão, além de Viracopos. Esse último aeroporto se encontra a 20 km do distrito industrial de Indaiatuba, o que significaria um grande avanço tecnológico e logístico, trazendo inúmeros benefícios para a região. Sua principal grande vantagem é a de ser um veículo de altíssima velocidade, ma, em contrapartida, sua maior desvantagem é alto custo estimado de sua construção.
Transporte aquaviário de cargas
A Hidrovia Tietê - Paraná é uma via de navegação situada entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, que permite a navegação e, conseqüentemente, o transporte de cargas e de passageiros ao longo dos rios Paraná e Tietê. É uma via muito importante para o escoamento da produção agrícola. Possui 12 terminais portuários, distribuídos em uma área de 76 milhões de hectares. O processo de produção do transporte aquaviário de cargas difere do rodoviário e ferroviário pela sua própria natureza, que exige uma complementação destes. Apesar de navegar em baixa velocidade, diferentemente dos outros modais de transporte, pode fazer o percurso ininterruptamente e com a vantagem de baixo custo. O terminal mais próximo do
distrito industrial de Indaiatuba encontra-se localizado na cidade
...