RESPONSABILIDADE SOCIAL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Tese: RESPONSABILIDADE SOCIAL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataly123 • 14/10/2014 • Tese • 772 Palavras (4 Páginas) • 391 Visualizações
RESPONSABILIDADE SOCIAL E CONSCIÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE
Responsabilidade social são muito comentados atualmente, principalmente quando se trata do setor empresarial. Afinal, independente do ramo ou porte da empresa, são elas as responsáveis pelo movimento da economia do país através da geração de empregos e a colaboração com o desenvolvimento da sociedade. Por isso, é essencial que as empresas sigam as normas e procedimentos adequados, controlando seus métodos produtivos e desenvolvendo suas ações de maneira ética,responsável e sustentável.
Com o crescimento dos setores privados, o surgimento de novas demandas de trabalho e a procura de consumidores e empresários por negócios mais transparentes, a responsabilidade social corporativa ganha cada vez mais força, fazendo com que as empresas adotem um perfil mais ético diante de suas ações.
O termo Responsabilidade Social não é novo, em 1920 já se defendia a ideia das empresas participarem do bem-estar coletivo. Com o crescimento industrial não foi possível evitar danos à qualidade de vida do homem e ao meio ambiente. A pressão da sociedade levou as empresas de todos os portes, organizações não governamentais e o governo a assumirem a responsabilidade e solucionar os problemas causados pela implantação e atividade das indústrias. A responsabilidade social é um recente meio que conduz os negócios da empresa tornando-a parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social, envolvendo preocupações com o público alvo.
Segundo Ashley (2003, p.56):
“[...] a responsabilidade social nas organizações pode ser definida como: “o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo pro ativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e na prestação de contas para com ela”.
O meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. No meio ambiente existem os fatores bióticos e abióticos.
Com base na Constituição Federal de 1998, passou-se a endender que o meio ambiente se divide em natural, cultural, artificial e do trabalho.
Natural: é aquele ambiente original, como o solo, a água, o ar, a fauna e a flora.
Cultural: é aquele valorizado por sua natureza cultural. Geralmente, os estudos associam o meio ambiente cultural ao meio ambiente artificial que detenha valor histórico.
Artificial: é aquele que foi modificado pelo ser humano e compreende rodovias, equipamentos, conjunto de edificações, área urbana em geral.
Trabalho: é aquele integrado pelo conjunto de bens, instrumentos e meioas, de natureza material e imaterial.
Apesar de se encontrarem referências sobre a responsabilidade das organizações com meio ambiente, muitas fábricas que possuem principalmente atividades ou processos danosos ao meio ambiente e que passam a sofrer restrições no seu pais de origem.
A implementação sistematizada de processos de Gestão Ambiental tem uma das respostas das empresas a este conjunto de pressões. Donaire p. 23 (1999) cita:
“A preocupação
...