RH Conceito
Monografias: RH Conceito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlat • 21/11/2013 • 1.577 Palavras (7 Páginas) • 461 Visualizações
Os significados do termo RH ou Gestão de Pessoas
RH como função ou departamento.
RH como práticas de recursos humanos.
RH como profissão.
O Contexto da Gestão de Pessoas
Sobrevivência Melhores salários
Crescimento sustentado Melhores Benefícios
Lucratividade Estabilidade no Emprego
Produtividade Segurança no Trabalho
Qualidade nos Produtos/Serviços Qualidade de Vida no Trabalho
Redução de Custos Satisfação no Trabalho
Participação no Mercado Consideração e Respeito
Novos Mercados Oportunidade de Crescimento
Novos Clientes Liberdade para Trabalhar
Competitividade Liderança Liberal
Imagem no Mercado Orgulho da Organização
Conceitos de RH ou Gestão de Pessoas
Diferentes autores tem diferentes conceitos sobre Gestão de Pessoas :
Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas “ ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.
ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.
ARH é a função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados
Processos de Gestão de Pessoas - Moderna Gestão de Pessoas
Agregando Pessoas Quem dever trabalhar na organização?
Recrutamento de Pessoal
Seleção de Pessoal
Aplicando Pessoas O que as pessoas deverão fazer?
Modelagem do trabalho
Avaliação do Desempenho
Recompensando Pessoas Como recompensar as pessoas ?
Treinamento e Desenvolvimento
Programas de Mudanças
Programas de Comunicações
Mantendo Pessoas Como manter as pessoas no trabalho?
Benefícios
Descrição e Análise de Cargos
Monitorando Pessoas Como saber o que fazem e o que são?
Sistema de Informação Gerencial
Bancos de Dados
“Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.
Contexto da Gestão de Pessoas = Pessoas + Organizações
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para sua subsistência e sucesso pessoal. Já as organizações dependem diretamente das pessoas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes, etc.
A Gestão de Pessoas Baseia em três aspectos fundamentais
As pessoas como seres humanos : ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.
As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.
As pessoas como parceiros da organização: Como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços , etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.
Importante “a Inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção”.
Objetivos da Gestão de Pessoas:
Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
Proporcionar competitividade à organização;
Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados;
Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho;
Tempos Modernos
RESUMO
Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".
Em sua Segunda parte o filme trata
...