Ramo De Tintas - Economia
Casos: Ramo De Tintas - Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ana2paula • 11/9/2013 • 2.872 Palavras (12 Páginas) • 667 Visualizações
Econômia
Mercado de Tintas
Introdução
Tinta é uma composição química, pigmentada ou não, que após sua aplicação se converte em um revestimento, proporcionando às superfícies: acabamento, resistência e proteção.
Sob o biômio custo/benefício, as tintas constituem provavelmente o produto industrial mais efetivo no nosso mundo. Por exemplo, uma tinta com espessura de um décimo de um fio de cabelo humano protege a lata de alimento da corrosão, mantém o sabor, embeleza a kata, tudo a custo não superior a 0,4% do custo total de venda ao consumidor.
Um dos maiores mercados mundiais para tinta. O Brasil, abriga boa parte dos grandes produtores mundiais, tanto na fabricação de tintas, como na de seus insumos, além de ter uma significativa industria nacional US$3,03% bilhões em 2009 e produzido cerca de 1,232 bilhões de tintas de litros de tintas no mesmo ano. É um mercado muito grande e que tem muito potencial de crescimento ainda, uma vez que o consumo brasileiro de tintas per capita foi de apenas 7 litros por habitantes, contra os mais de 20 litros/habitantes que os principais países da Europa, Ásia e América do Norte apresentam. A maior fatia do mercado nacional está para o segmento imobiliário.
CONCEITUAÇÃO
DEFINIÇÃO
Tinta é um composto na forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, aderente ao substrato e flexível, com finalidade de proteger e decorar a superfície e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos ambientes construídos.
COMPOSIÇÃO
A composição básica das tintas é formada pela resina, pigmentos, solvente e aditivos, que funcionam da seguinte maneira:
• Resina é responsável pela fixação da tinta no local onde esta é aplicada. Ao fazer uma analogia com o concreto, a resina em relação à tinta, tem a mesma função do aglomerante. A tinta tem como veículo as resinas;
• Pigmentos são responsáveis pela cobertura, rendimento, coloração e volume;
• Solvente é responsável pela solubilização dos componentes, pela viscosidade e pelo tempo de secagem das tintas;
• Aditivos são responsáveis pela correção e melhoria das tintas proporcionando características especiais a esta. Os aditivos atuam na condição de produção, armazenamento, aplicação e vários outros, os quais serão citados a seguir.
VEÍCULOS
Os veículos que são também as resinas são a parte líquida das tintas, onde a pigmentação está dispersa. Temos alguns tipos de veículos listados a seguir:
Veículo não-volátil - VNV:
Este veículo é constituído pelas resinas que formam a sua parte sólida. É o responsável pela formação da película, aglutinando pigmentos e impermeabilizando superfícies.
Veículo Conversível - VC:
Este é o veículo onde a formação de película ocorre com transformações físico-químicos na estrutura.
Veículo Inconversível - VI:
Este é o veículo onde a formação da película dá-se apenas pela evaporação de solventes, sem modificação estrutural.
Veículo Volátil – VV:
Este veículo é responsável pela solubilização e abaixamento de viscosidade dos VNV, pelo controle da velocidade de polimerização efacilitador da aplicação. Os veículos são os solventes.
ADITIVOS
Os aditivos são compostos, que quando incorporados às tintas, melhoram ou conferem à película qualidades desejadas. Os aditivos compreendem os seguintes grupos:
Abaixo é apresentado uma lista de aditivos usada na manufatura de tintas à base de água, e uma descrição de como cada aditivo afeta as propriedades das tintas.
Espessantes e Modificadores de Reologia:
A Reologia é a ciência que estuda como um líquido escoa. A seguir apresentam-se algumas características de espessantes e modificadores de reologia:
• Fornecem a viscosidade apropriada, para que a tinta possa ser aplicada adequadamente;
• Influenciam a espessura do filme e sua fluidez quando aplicado.
Os modernos modificadores de reologia ajudam as tintas à base de água:
• Respingarmenos quando aplicadas por um rolo;
• Fluírem mais suavemente;
• Ter uma vida útl maior.
Os espessantes de gerações mais antigas, como os de origem natural, são mais sensíveis à deterioração, reduzem a viscosidade e podem conferir mau odor à tinta.
Surfactantes:(sabões especiais)
Este tipo de aditivo possui as seguintes características:
• Estabiliza a tinta de forma que seus componentes não se separem ou que se torne muito espessa para ser usada;
• Mantém os pigmentos dispersos para brilho e cobertura;
• Ajudam a "umedecer" a superfície que está sendo pintada para que a tinta não se movimente ao ser aplicada;
• Proporcionam compatibilidade entre corantes de forma que a cor correta seja obtida e não se altere ao ser aplicada.
Biocidas:
Este tipo de aditivo também é conhecido como conservante, pois ajuda a proteger as tintas de microorganismos indesejáveis para a conservação das mesmas.
Há dois tipos principais de biocidas que são usados em tintas à base de água que são eles:
• Bactericida
Este aditivo
...