Setor da Economia: Terciário Ramo de negócio: Escritório de Contabilidade
Artigo: Setor da Economia: Terciário Ramo de negócio: Escritório de Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dougvs • 7/12/2013 • Artigo • 639 Palavras (3 Páginas) • 906 Visualizações
Setor da Economia: Terciário Ramo de negócio: Escritório de Contabilidade
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Escritório de Contabilidade
Produtos Ofertados/Produzidos: Prestação de serviços de contabilidade para pessoa física ou jurídica, microempresas, associações, entre outras entidades.
Apresentação
Contabilidade é um trabalho minucioso de análise das áreas fiscal, tributária e trabalhista de uma empresa, instituição ou entidade governamental ou não governamental. Portanto, é uma atividade que exige tempo para análise.
Muitas empresas contratam firmas ou escritórios de contabilidade para prestar esse serviço. Em muitos casos, não há vantagem financeira em manter uma estrutura contábil. Até mesmo porque muitas empresas são obrigadas a realizar auditorias periódicas.
Por essas razões, em alguns casos, é vantagem a empresa contratar um escritório de contabilidade, que passa a ser responsável pelo balanço contábil e financeiro, pagamento de tributos, resoluções de problemas relativos ao quadro de funcionários, entre outras questões relativas à contabilidade empresarial.
Mercado
O mercado de prestação de serviços contábeis é bastante concorrido. Por isso, é importante manter a qualidade no atendimento e serviços. Como diferencial em relação à concorrência, o contador deve traçar um diagnóstico correto da situação real do empreendimento, de forma a estabelecer estratégias adequadas para o cliente atingir suas metas e objetivos.
Apenas a prática não habilita o profissional a superar a concorrência. É imprescindível que ele faça o acompanhamento diário das mudanças econômicas e financeiras. Além disso, é fundamental que ele busque especialização e atualização profissional que pode se dar através de cursos, leitura e análise de noticiários, boletins e mapas fiscais.
Estrutura
Área mínima de 40 metros quadrados para disposição das mesas e cadeiras da equipe de trabalho, além dos armários, estantes, microcomputadores e outros móveis de escritório.
Equipamentos
- Mesas;
- Cadeiras;
- Armários para arquivo;
- Estantes para os livros;
- Computadores interligados em rede e com acesso à internet;
- Materiais de expediente.
Investimento
Varia de acordo com a estrutura a ser adotada. O aporte inicial de capital é de R$ 20 mil, em média.
Pessoal
O número de funcionários varia de acordo com a estrutura. Mas pode-se iniciar com apenas um funcionário, caso o empreendedor fique encarregado da parte administrativa.
Pré-requisitos
- Conhecimentos da legislação das áreas de atuação;
- Ser contador ou técnico de contabilidade registrado no Conselho
...