A ECONOMIA E OS RAMOS DA MICROECONOMIA
Projeto de pesquisa: A ECONOMIA E OS RAMOS DA MICROECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edinaldo1986edi • 24/9/2013 • Projeto de pesquisa • 3.930 Palavras (16 Páginas) • 775 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS BETIM
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
2º PERÍODO
ECONOMIA
A ECONOMIA E OS RAMOS DA MICROECONOMIA
BETIM
2013
A ECONOMIA E OS RAMOS DA MICROECONOMIA
Trabalho apresentado pelo acadêmico como exigência do curso de graduação em ECONOMIA da FACULDADE PITÁGORAS BETIM sob a orientação do professor ANTÔNIO GOMES.
BETIM
2013
AGRADECIMENTOS
A Jesus Cristo, amigo sempre presente, sem o qual nada teria feito.
Aos amigos, que sempre incentivaram meus sonhos e estiveram sempre ao meu lado.
Aos meus colegas de classe e demais graduandos pela amizade e companheirismo que recebo.
RESUMO
A economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos, para produzir bens com valor. E de como os distribuem entre os vários indivíduos.
A economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização econômica: O QUÊ, COMO E PRA QUEM.
A microeconomia estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam (Consumidores, empresas, e mercados específicos).
Também analisa a formação de preços no mercado.
1 - Formação de preço
Todo produto sofre a influencia de algumas variáveis até chegar a seu preço de mercado, a páscoa por ser uma época que aquece o mercado dos chocolates coloca em grande destaque estas variáveis.
“ Páscoa costuma dar um sabor mais doce para a vida de todos, inclusive de muitos empresários. A festa que remonta aos tempos de Cristo é celebrada com a tradicional troca de chocolates e movimenta todos os negócios que vendam o produto.”
2 – Demanda de mercado
É a quantidade do bem ou serviço que os indivíduos desejam e estão dispostos à adquirir num determinado período de tempo, ao decorrer da época da Páscoa (período de tempo) esse bem seria o chocolate.
Há uma relação inversa entre o preço e a quantidade procurada (demanda) e na Páscoa por ser uma época sazonal ela é afetada, pois mesmo havendo uma elevação do preço no mercado, há uma busca em maior quantidade do bem do que normalmente teria.
“O otimismo prevalece, já que o Brasil subiu um ponto no ranking dos maiores mercados mundiais, passando de quinto para quarto lugar e as vendas de chocolate de uso continuo (bombons e tabletes) atingiram as 304 mil toneladas em 2007, 22,5% a mais que o ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira da Industria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
Segundo a Abicab, a produção industrial desses itens, em 2008, deve crescer em torno de 7% em relação ao ano de 2007, atingindo 22,9 mil toneladas, que correspondem a mais de 100 milhões de ovos.”
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...................................................................................................... ....06
1. A ECONOMIA ......................................................................................................07
2.OS RAMOS DA MICROECONOMIA......................................................................08
2.1DEFINIÇÕES DE MICROECONOMIA .............................................................09
2.2TEORIA GERAL DE PREÇOS ..........................................................................10
CONSIDERAÇOES FINAIS.......................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
ANEXO ......................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos da economia, a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços.
O que é Economia?
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade
...