Relatório de aprendizado da 3º e 4º etapa da ATPS de Empreendedorismo
Por: FernandaMT • 11/5/2015 • Relatório de pesquisa • 334 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
Relatório de aprendizado da 3º e 4º etapa da ATPS de Empreendedorismo
Nesta ATPS pude aprender que é essencial um plano de negócio, ou um plano empresarial, para iniciar uma empresa ou para ampliar uma empresa já em andamento. podemos usa-lo para o marketing interno e gestão, nele se reúne informações de como o negócio deverá ser.
Com certeza aprendi na pratica, por meio de um projeto em grupo, que um plano de negócio é o instrumento ideal para poder se obter informação do mercado, do produto de como lidar com a iniciação e com a ampliação, investindo na elaboração do planejamento e conhecimento. Participando afetivamente no desenvolvimento da empresa e do país.
Montamos em grupo nossa empresa passo a passo, pesquisamos tudo sobre nosso produto, matéria-prima e nosso objetivo, criamos um produto inovador e assumimos os riscos como bons empreendedores.
Consegui compreender o que eu queria realmente vender, ou seja, o que era o meu negócio e que tipo de serviço poderia oferecer e o principal produto da empresa, identifiquei quem eram meus clientes, onde poderíamos instalar a empresa com um ponto de fácil acesso. Aprendi sobre o montante que posso investir quanto posso faturar mensalmente e o lucro que eu espero obter a curto, médio e longo prazo, e o quanto meu investimento pode me trazer de retorno.
Toda a empresa tem missão, visão e valor e fazendo uma analise de mercado pude saber o público alvo (quem compraria meu produto).
Foi feito um plano de marketing e uma analise swot ou como eu a chamo, uma analise FOFA: Força, Oportunidade, Fraquezas e ameaças.
Para ser um bom empreendedor não se pode confundir o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal, precisa ter controle e fazer a diferença, ter iniciativa, perseverança, coragem para correr riscos (afinal de louco todo mundo tem um pouco), capacidade de planejamento, eficiência, qualidade, contatos, liderança, adaptabilidade (Afinal, uma ideia pode evoluir e revolucionar) e ser flexível.
Saber buscar acessórias necessárias, financiamentos e relações com o mercado virtual, para colocar o plano de negócio em pratica.
...