Resenha
Artigo: Resenha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mvnaccache • 24/10/2013 • 1.065 Palavras (5 Páginas) • 471 Visualizações
Resenha do Capítulo 1 - livro Gestão Estratégica de Marcas
Capítulo I
Neste capítulo o autor apresenta os conceitos de marca, sua importância para as empresas e consumidores bem como os desafios para manter a liderança de uma marca estabelecida no mercado.
O que é marca ?
O uso de marcas é feito há muitos séculos como forma dos fabricantes diferenciarem seus bens de outros.
A marca pode ser um nome, termo, símbolo, desenho, qualquer representação que identifique bens ou serviços. Portanto, sempre que um profissional de marketing cria uma representação, ele está criando um marca.
As marcas podem ser baseadas em nomes próprios, nomes de lugares, nomes de animais ou nomes de coisas e objetos. Há ainda marcas que levam nomes de santos, que indicam significado inerente ao produto , que dão uma dica de importantes atributos ou benefícios do produto ou que são simplesmente inventadas.
Ao se criar uma marca, existem infinitas opções de combinações quanto ao número e à natureza dos elementos da marca para que se identifique o produto.
A marca é um produto, mas um produto que incrementa outros atributos que o diferencia , de algum modo, de outros produtos que tem o propósito de que satisfazer a mesma necessidade.
Um produto com marca pode ser um bem físico, um serviço, uma loja, uma pessoa ou personalidade, um lugar, uma organização ou uma idéia.
Algumas marcas se diferenciam de outras criando vantagens competitivas através do desempenho de seus produtos, como por exemplo a Gilette, a 3M que mantém a liderança em algumas categorias há décadas. Isso somente é possível devido à inovação contínua, ao investimento em pesquisas de novas tecnologias, o que mantém o produto alinhado com o que tem de mais novo nos mercados. Outras marcas, como a Coca-Cola, mantém a liderança de sua categoria, pois está sempre ciente dos desejos e preferências de seus consumidores.
Todo o programa de marketing pode contribuir para o entendimento da marca pelo consumidor e pela maneira como ele a avalia.
A marca é considerada o ativo mais valioso da empresa, juntamente com habilidades gerenciais, competência em marketing, finanças e operações.
Resumindo, criar uma marca de sucesso requer um produto ou serviço de alta qualidade e adequado às expectativas e percepções do consumidor. A marca deve ser atraente e condizente ás caracteristicas do produto como embalagem, preço, disponibilidade e diferenciação.
Por que as marcas são importantes?
Para os consumidores, as marcas possuem um papel muito importante: elas não só servem para identificar um produto ou serviço e ainda atribuir responsabilidades ao fabricante ou distribuidos mas também é com base em experiências anteriores com as marcas é que o consumidor descobre quais satisfazem ou não suas necessidades e expectativas. Simplificando, as marcas são um meio de decisão de compra.
As marcas também permitem que os consumidores reduzam o custo de busca do produto, tornando o tempo disponível para compras melhor utilizado. Além da diminuição do risco de adquirir um produto ruim, já que a escolha pela marca conhecida está vinculada à qualidade e garantia do produto.
Uma marca também está associada ao perfil dos consumidores, o que acaba refletindo diferentes valores ou idéias.
Para as empresas, a marca também tem bastante importância: auxiliam na identificação para simplificar o manuseio ou o rastreamento do produto. Operacionalmente, também ajudam a controlar estoques e a parte contábel. Mas principalmente, a marca representa um ativo valioso, capaz de influenciar o comportamento do consumidor e dar aos seus proprietários receitas constantes.
Tudo pode ter marca?
Para que um produto receba uma marca é necessário ensinar aos consumidores sobre o produto, dando-lhe um nome e utilizando outros atributos para ajudar identificá-lo, como por exemplo qual a utilidade do produto e porque os consumidores deveriam comprá-lo.
O desenvolvimento da marca consiste em construir estruturas mentais para auxiliar o consumidor a justificar a decisão pela compra, ou seja, esclarecer mentalmente o motivo pela escolha daquela marca.
As empresas poderão beneficiar-se de uma marca estabelecida sempre que o consumidor estiver em situações de escolha. É neste momento que o branding se mostra muito importante.
Resumindo,
...