Resenha Levitt Marketing Myopia
Por: Pedro Moraes • 12/3/2021 • Resenha • 320 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Levitt começa o artigo "Marketing Myopia" falando do perigo que correm as organizações que mantem sua produção voltada ao amor pelo produto e não focado em seus potenciais clientes. E cita ainda que na maioria dos casos quando o crescimento de uma empresa é ameaçado ou estagnado a culpa não é de uma possível saturação do mercado, mas sim de uma falha administrativa.
Na administração de uma empresa diversas falhas podem ocorrer, mas a que é frisada por Levitt é a por falta de conhecimento de como deveria ser o seu negócio, focando na satisfação da necessidade dos clientes em vez de dar foco a um produto e insistir em algo que pode não ser mais tão útil igual já foi um dia.
Como exemplo dessa falha de administração ele cita Hollywood e as ferrovias, que não possuem seu declínio pelo fato das concorrentes de outros segmentos crescerem, mas sim pelo fato de não conseguirem perceber o que os clientes desejavam a tempo de evitar isso.
Theodore ainda cita diversos outros exemplos para explicar que as atenções da empresa devem sempre estar voltada aos clientes, e que não será possível vender seu produto ou serviço se as necessidades da clientela não estiverem sendo satisfeitas. Afirmando ainda que tornar seu produto uma referência não é garantia de sucesso da marca, o que pode garantir tal sucesso e estabilidade é saber explorar as oportunidades da demanda.
O autor discorre sobre o “ciclo auto-ilusório”, determinado por quatro causas, são elas: a crença de que o crescimento é assegurado por uma população em expansão, a crença de que não existe um substituto competitivo para o principal produto da empresa, o excesso de fé na produção em massa e nas vantagens do rápido declínio do custo unitário com o aumento da produção e a preocupação com um produto que se preste à experimentação científica cuidadosamente controlada, ao aperfeiçoamento e à redução dos custos de produção.
Pedro Henrique Moraes Salgado, 201810283
...