Resenha Crítica Marketing
Por: rafaelcammargo • 20/5/2019 • Resenha • 1.063 Palavras (5 Páginas) • 642 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
Elizângela Sousa Brants Pereira
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO:
O QUE É MARKETING?
Atividade Avaliativa apresentada à disciplina Marketing Especializado do Bacharelado em Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, sob a orientação do Prof. MSc. Igor Gomes Silva.
Brasília - DF
2014
RESENHA CRÍTICA O QUE É O MARKETING?
Nos meados dos anos 90, com uma visão ampla voltada para o mercado brasileiro, Raimar Riches apresentou a teoria dos 4A’s, ficou muito conhecido por sua famosa frase “a palavra marketing circula no Brasil com quase a mesma intensidade e frequência das expressões democracia e goiabada”. Para Raimar a explicação dessa palavra “Marketing” começar a fazer parte do cotidiano dos brasileiros, se dá por três fatores. O primeiro e revolucionário foi o processo de substituição de importações no país, que adotou novos métodos e sistemas administrativos, entre eles o Marketing. O segundo fator foi à difusão da inovação. O terceiro foi o sistema de comunicação, tanto mídia impressa quanto à falada, que como consequência fez com o que Marketing ficasse para valer na vida dos empresários e todos os brasileiros.
O livro relata que os conceitos básicos da teoria McCarthy chamada dos 4P’s, tem o foco totalmente voltado à operacionalização. Raimar pretendia avaliar a importância do Marketing para as empresas brasileiras e mostrar como as estratégias tem relevância para os negócios, pois através da combinação do “mix de marketing", consegue fazer um levantamento da real necessidade da empresa.
Dentro deste contexto, o objetivo o autor é trazer uma nova visão, novos caminhos que conduzem a empresa ao fortalecimento de sua imagem, a qualidade da satisfação do consumidor, analisando se as causas estão centradas no marketing ou na falta dele, não apenas mostrar métodos ou técnicas, mas sim provocar. Raimar ao apresentar a teoria dos 4A’s queria inspirar as novas mudanças nas empresas, cuja finalidade é fazer com que as mesmas atingiam seus alvo e metas.
Sempre há uma célula central responsável pela coordenação de todas as funções principais da empresa: 1- Produção; 2- Comercial; 3- Administrativo. O foco principal é o comercial. Segundo o autor há uma diferença entre Marketing e Vendas, onde o Marketing é um conceito mais amplo do que vendas. Por meio do marketing é possível escolher a melhor estratégia, a melhor promoção e fazer o controle de distribuição.
Em 1954, o professor Boedecker começou a organizar os primeiros cursos de Administração de Empresas no Brasil pela Fundação Getúlio Vargas. O autor afirma que a palavra marketing e mercadologia são sinônimas. Uma das primeiras definições foi que o Marketing é responsável pelas atividades que envolvem fluxos de bens e serviços entre o produtor e consumidor, mas não vingou, pois não expressava o que de fato a palavra era. Devido a diversos movimentos, o marketing passou a ser definida como “atividades sistêmicas de uma organização humana, voltada à busca de realizações de trocas para com o meio ambiente, visando benefícios específicos, ou seja, troca com objetivos tangíveis ou intangíveis”.
Partindo desse conceito, o marketing visa buscar de forma prática informações que são essenciais para as tomadas de decisões, informações essas tiradas através de pesquisas, que buscam avaliar o desempenho da empresa em relação a suas metas.
Para Raimar, qualquer empresa que deseja implantar o conceito de marketing numa situação especifica, é preciso ter um modelo comportamental que sirva de base para o planejamento e para as decisões. Através desse conceito ele criou um modelo que não só serviu para ensinar, mas acima de tudo para aplicar a filosofia de Marketing em empresas brasileiras (Richers, 1072).
Com a lógica da aplicação do conceito surgiu à ideia de que as responsabilidades administrativas de uma equipe de marketing precisam ter suas funções firmadas em quatro pilares, que são:
• Análise: que tem por objetivo compreender as forças no mercado em que opera;
• Adaptação: ajustar a oferta da empresa às forças externas detectadas através da análise;
• Ativação: conjunto de medidas que atinjam o mercado pré-definido;
• Avaliação: interpretar os resultados a fim de racionalizar os futuros processos de Marketing.
...