Resumo Do Livro Gestão Da Qualidade
Monografias: Resumo Do Livro Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viniam • 14/11/2013 • 417 Palavras (2 Páginas) • 549 Visualizações
Uma forma interessante de começarmos a falar de gestão da qualidade, seria diferenciando gestão de qualidade de gestão da qualidade. A gestão de qualidade, em qualquer área pode ser definida como uma boa gestão apenas, ou seja, algo generalizado, que não se refere a um conceito ou algo específico. Já a gestão da qualidade, refere- se exclusivamente a qualidade. Logo, a gestão da qualidade envolve toda a organização e desenvolve- se o longo do tempo, não se tratando de algo temporário, mas sim de uma cultura contínua na empresa.
A gestão da qualidade esta ligada intimamente a criação de uma cultura de qualidade dentro da empresa. Para isso, é muito importante que os equívocos a respeito da qualidade sejam sanados.
O primeiro referencial da gestão da qualidade(o conceito básico da qualidade) considera que pelo fato de a palavra qualidade ser de uso comum, qualquer que seja a definição dada a ela, não deve contrariar o conceito comum, principalmente por que os funcionários são pessoas comuns. Freqüentemente a qualidade pode ser confundida com luxo, brilho, beleza, embalagens, peso entre outros. Por este motivo, tem- se direcionado a gestão da qualidade para a criação de uma cultura de qualidade, pois se o funcionário não tem a noção correta de qualidade, não irá saber em que desprender seus esforços a fim de melhorar seu trabalho. Daí, o enfoque mais usual para o entendimento da qualidade é concentrar no cliente, e tudo aquilo que ele deseja e esperam do produto, como qualidade, preço, segurança, etc. Vemos então um conceito múltiplo, onde é necessário observar o comportamento do cliente para saber quais são suas múltiplas preferências e acompanha- las.
O segundo referencial da gestão da qualidade (qualidade total) trata basicamente sobre as dimensões da qualidade, sendo a primeira delas a gestão da qualidade total, onde o produto é verificado quando ao que possui em relação aos requisitos do cliente e do mercado. Já a segunda dimensão, trata da qualidade, onde cada integrante minimamente responsável pela produção do produto é responsável pela sua qualidade. Todos os elementos da montagem precisão estar coordenados.
De forma geral pode- se dizer que a gestão de qualidade atua em três áreas: atividades industriais, geração de serviços, estruturação de métodos. Do ponto de vista teórico, a gestão da qualidade atua da mesma forma em ambas as áreas. Entretanto, na prática, vemos que não é exatamente isso que acontece. Acabam havendo uma separação, principalmente entre atividades industriais e geração de serviços, devido as suas características bem diferentes de atuação, clientes e funcionários.
...