Resumo Economia - Unidade 1
Por: CAMARA IMP • 7/3/2016 • Resenha • 425 Palavras (2 Páginas) • 690 Visualizações
Conceito: A definição dada por Vasconcellos & Garcia é a seguinte: “Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.” (Vasconcellos; Garcia, 2005, p. 2)
Obs.: Economia é uma Ciência Social e não exata.
Economia trata da forma que os homens se organizam e organizam seus recursos para produzirem e distribuírem os bens que desejam.
Primitivo: Forma de produção dominante nos períodos paleolítico e neolítico.
Atividades importantes: caça, pesca, coleta de tubérculos, frutos e demais alimentos vegetativos, evoluindo um pouco surge o sistema de agricultura rudimentar.
Sem classe definida.
Nulo superávit.
Produção distribuída de forma relativamente igual para os que atuam de forma coletiva.
Aqui ocorreu a invenção da agricultura, principalmente a margem de rios.
Fixação das sociedades, contrariando a tendência nômade anterior.
Asiático: representar de forma comum as sociedade da Fenícia, Mesopotâmia e Pérsia antiga (entre outras da região do Oriente Médio) e as antigas denominadas China, Índia e Egito.
Possuíam uma base na agricultura, mais desenvolvida, surgindo diversas técnicas agrícolas, armazenamento de colheitas.
Desenvolvimento na área de construção, apoio à produção, no ramo da metalurgia (cobre e aço), uso da moeda (troca de objetos e animais e moedas de cobre) e comércio.
Surgiu as diferentes classes na sociedade. (Visão de Estado).
Produção Antigo: As vezes denominado como modo de produção Escravista. Grécia e Roma antiga. Similar ao Asiático. Uso de trabalho escravo.
Além das características do Asiáticos, era marcado por sistema agrícola mais avançado, rotas de comércio e o uso permanente da guerra como força econômica.
Alguns autores denominam os dois modos como Civilizações Clássicas. Visto de forma comum.
Feudal: anto no ocidente como no oriente, tendo atingido as regiões hoje ocupadas pela Europa continental e insular, norte da África, Oriente Médio, Rússia, China, Japão, entre outras.
Surgimento de uma classe aristocrática. Relações sociais conhecidas como “senhoriagem” e “vassalagem”.
Base continua sendo a agricultura, com avanço nas práticas artesanais nas áreas têxtil, metalúrgica, produção de ferramentas e armamentos, entre outros.
Capitalismo: a característica principal é a criação do trabalho como um fator de produção comercializável.
Comunismo: Trata-se de um modo de produção baseado na gestão científica e planejada da produção, em contraposição ao mecanismo de mercado do capitalismo. No comunismo, há um ou mais planejadores centrais que, através de avaliações
...