Resumo Livro: Pai rico pai pobre
Por: Gildemberg Moraes • 20/11/2017 • Abstract • 520 Palavras (3 Páginas) • 1.260 Visualizações
Instituição:
Aluno:
Resumo do livro “Pai Rico Pai Pobre” de Robert Kiyosaki
Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, é um livro que desafia todo o conhecimento que se foi ensinado antigamente, que dizia que uma pessoa para ser bem-sucedida deveria estudar muito e encontrar um emprego seguro, estável. Era com o pensamento tradicional que o pai pobre de Robert o ensinava. O pai pobre era um professor de biologia respeitado da rede pública. Porém o Robert se recusava a seguir os concelhos de seu pai, ele preferia seguir os conselhos de seu amigo, o pai rico, esse amigo não tinha ensino superior como o pai dele, porém entendia muito bem de negócios.
A diferença entre o pai pobre e o pai rico era que, enquanto o pai pobre pensava que não podia adquirir algo porque não podia pagar, o pai rico pensava em como conseguir dinheiro para comprar algo que ele desejava, mas não podia comprar. O modo de pensar do pai pobre se baseava na vida medíocre da maioria das pessoas, que estudam muito para conseguir um emprego, casam e criam uma família, trabalham muito para pagar suas despesas, estudam mais para aumentar o salário, para pagar suas despesas que também aumentaram, compram casa maior e continuam aumentando suas despesas, até chegar um momento que tem um salário alto, mas seus gastos também são autos e não sobra dinheiro para terem uma vida tranquila, divertida. O autor chamou esse processo de ganhar dinheiro para gastar com despesas de “corrida de ratos”, em referência a um rato que corri na sua rodinha dentro da gaiola sem sair do lugar.
Para o pai pobre, é muito melhor ter um emprego e receber um salário certo no final do mês do que tentar um investimento para multiplicar seu dinheiro e correr o risco de perde-lo. E no final, essas pessoas ficam cheias de contas para pagar, dívidas, cartão de crédito, empréstimos etc. Por serem passivos e não buscarem mais fontes de renda. Já o pai rico, busca sempre novas formas de ganhar dinheiro e para isso busca investimentos, pessoas como ele são sujeitos ativos que aumentam cada vez mais seu capital. Diferente de quem acha que ter bens os torna ricos, os ricos de verdade preferem adquirir diferentes fontes de rendas que no futuro lhes proporcionarão o patrimônio que desejam, sem que tomem todo o seu dinheiro.
Assim, o pai rico ensina que para chegar a independência financeira não se pode ter medo de multiplicar o seu dinheiro, não se deve transformar o dinheiro adquirido inicialmente em bens, mas sim em mais dinheiro, para no futuro, quando o dinheiro estiver muito multiplicado, comprar os bens que sairão não como despesas altas, mas sim como luxo, apenas uma parte de sua renda e não ela toda.
Referência
KIYOSAKI, R.; LECHTER, S. L. Pai Rico Pai Pobre: o que os ricos ensinam seus pais sobre dinheiro. Ed. Campus, 2000.
...