Resumo O Monge E O Executivo
Dissertações: Resumo O Monge E O Executivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: milenepirolla • 19/3/2014 • 734 Palavras (3 Páginas) • 775 Visualizações
O MONGE E O EXECUTIVO (Uma história sobre a essência da liderança)
James C.Hunter
Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
Autoridade: É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de “boa vontade” o que você quer por causa de sua influência pessoal.
Liderar: É conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas (tarefa/relacionamento) os 2 juntos.
Liderança: É executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.
Líder: É alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente.
Pirâmide: (Topo) Autorealização/Autoestima/Pertencimento e amor/Segurança e proteção/Comida, água, moradia (base).
Modelo de Liderança: (Base) Liderança/Autoridade/Serviço e sacrifício/ Amor/Vontade.
Intenções +ações = vontade
Liderança começa vontade, sintonizar inteções com novas ações; ter vontade para amar, sentir necessidades de quem lideramos; nos dispomos a servir e nos sacrificar = autoridade ou influência = lídere.
Liderança: Identificar e satisfazer necessidades.
Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho em equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização (Vince Lombardi).
Homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado o ambiente adequado, eles o farão. (Bill Hewlwtt, fundador da Hewlett-Packard).
A única pessoa que você pode mudar é você mesmo.
Líderes fornecer condições, mas são as pessoas que devem fazer as próprias escolhas para mudar. Ex: Jardim, não fazemos o crescimento ocorrer, fornecemos ambiente certo.
Devemos provocar um questionamento que leve as pessoas a se analisarem para poderem fazer escolhas, mudar e crescer.
A escolha: O que pensamos ou no que acreditamos não tem muita importância; a única coisa relevante é o que fazemos. (John Ruskin).
Liderança: Começa com escolha (encarar responsabilidades que dispomos assumir e alinhar nossas ações com boas intenções).
Práxis: Atividade humana em sociedade e na natureza. Pensamentos, sentimentos dirigem nosso comportamento (também oposto), comportamento influencia nossos pensamentos e sentimentos.
Determinismo: Significa que para cada efeito ou evento, físico ou mental, há uma causa.
O homem é essencialmente autodeterminante, ele se transformou no que fez de si mesmo.
O modo de ser das pessoas “depende das decisões”, mas não das condições.
Tem que morrer e fazer escolhas.
Kierkegaard (Filósofo dinamarquês): uma vez disse que não tomar uma decisão já é uma decisão.
O caminho para autoridade e a liderança começa com a vontade.
A vontade são as escolhas que
...