Resumo o Império das Marcas
Por: Patricia Brunes • 9/10/2016 • Resenha • 311 Palavras (2 Páginas) • 5.564 Visualizações
Aluna: Patrícia Brunes Lourêdo
Matrícula: 201307309917
Matéria: Administração de Marketing
Trabalho: Resenha sobre o documentário “Império das Marcas”.
RESENHA:
“O império das marcas” é um documentário que nos fala sobre o mundo das marcas e sobre a maneira como elas surgiram, e como elas influenciam a sociedade moderna. Na sociedade contemporânea as marcas acabaram se tornando uma espécie de religião para as pessoas, pois elas estabelecem um “padrão”, um “status”, nos dando a entender que sem elas nos falta alguma coisa, ficamos “deslocados” e que os outros produtos que não são daquela determinada marca não tem “qualidade”. E essa qualidade é mostrada através da mídia, que nos influencia a consumir. As marcas estabeleceram um império, que de alguma forma domina os consumidores. Estas são reconhecidas principalmente entre os jovens, que fazem questão de ostentar o seu produto de marca, para se sentirem parte de alguma coisa maior que eles, mostrando os seus “desejos da alma” e compartilhando isso com outras pessoas que sentem o mesmo. Essa estratégia de marketing tornou-se a principal influência das marcas no consumo de determinados produtos e nos faz pensar sobre o poder destas em relação aos consumidores.
Algumas marcas têm seu preço incalculável, pois se tornaram ícones de desejo e status no mundo. Construir uma marca requer planejamento, persistência, estratégia, inovação, qualidade, entre outros muitos elementos. No documentário podemos vê que o perfume número 5 da Chanel, sozinho é responsável por 25% do mercado de perfumes vendidos, o que é algo inacreditável, pois apesar da morte de sua fundadora, a marca se consolidou no mercado e transcendeu o tempo.
Basta saber a sua procedência, a sua marca, para que o consumidor seja seduzido. Grandes marcas são como impérios, que atravessam os anos, conquistando gerações, se tornando essenciais na vida de seus consumidores.
...