Resumo Do Livro "Propaganda De A A Z, Como Usar A Propaganda Para Construir Marcas E Empresas De Sucesso" Autor: Rafael Sampaio
Trabalho Escolar: Resumo Do Livro "Propaganda De A A Z, Como Usar A Propaganda Para Construir Marcas E Empresas De Sucesso" Autor: Rafael Sampaio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessoliveiira • 15/9/2013 • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 3.232 Visualizações
Resumo do livro “Propaganda de A a Z, como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso” Autor: Rafael Sampaio
O livro explica os principais fatores para criação de uma, o funcionamento de uma agência e seus principais setores explicando cada função dentro dela, o papél e a importância da propaganda e exemplos das melhores propagandas das décadas de 80 e 90. O livro também apresenta um Glossário, onde o leitor pode fazer uma revisão dos conceitos apresentados no livro e que ajudara ele no entendimento e nas criações de propagandas
Para começa a falar das propagandas é preciso separar os seus setores que são os Clientes (anunciantes), a agencia, os produtores, os veículos de divulgação e por fim os consumidores.
A função da agencia é criar a propaganda de acordo com a necessidade do cliente, ou seja, é necessário descobrir os problemas a ser solucionado, para que se possa traçar o objetivo da propaganda, além disso, ela precisa conhecer o produto que vai anunciar e traçar seu público alvo (com quem a propaganda vai comunicar diretamente) também é necessário conhecer os hábitos desses consumidores para que se possa desenvolver uma propaganda chame a atenção deles, escolher os meios onde vão ser anunciados, e desenvolver uma propaganda adequada de acordo às informações obtidas.
Uma agência de propaganda se estrutura essencialmente em função das três principais etapas do trabalho: o atendimento/planejamento, criação e a mídia.
Atendimento/ planejamento: é o setor que presta assistência aos clientes, administrando as contas publicitárias dentro da agência.
Criação: tem por função criar idéias para serem transformados em slogans, temas publicitários, anúncios para jornais e revistas, comerciais de rádio, televisão e cinema, cartazes e outras mensagens publicitárias.
Mídia: seu trabalho geralmente começa ainda na fase de planejamento, quando ajuda nas principais decisões relativas aos meios de comunicação a serem empregados a aos formatos de mensagens a serem utilizados.
A produtora é responsável pela maior parte do trabalho artístico e acabam contribuindo na parte de criação onde utilizam suas técnicas para desenvolver a propaganda utilizando todo o trabalho feito anteriormente para execução do produto final, como é o caso do som, dos filmes e dos videoteipes, já dos fornecedores têm sua ação mais limitada à execução física do que foi criado e desenvolvido anteriormente.
O bom cliente se distingue por sua consciência e objetividade em relação à função da propaganda e o seu grau de profissionalismo no trato da tarefa publicitária. O bom anunciante é aquele que está disposto a ousar, arriscar, investir o necessário e deixar que as pessoas que cuidam da propaganda façam seu trabalho da melhor maneira, começando pela agência.
A propaganda tem força de influenciar os hábitos e pensamentos dos os consumidores, mas é preciso saber usá-la, informando, argumentando, comparando. Tanto da forma lógica racional e principalmente da forma emocional, ou seja, a propaganda tem por obrigação persuadir, informar e emocionar, além de fixar o produto na mente do consumidor, através de imagens e conceitos, nos veículos de comunicação. No livro apresentam dois tipos de propagandas as propagandas com objetivos promocionais e propagandas institucionais.
A propaganda é ferramenta-chave na construção e manutenção das marcas. Em muitos casos, as marcas valem muito mais do que seus produtos em si e com o poder da propaganda as marcas tende se valorizar cada dia mais.
Meios de divulgações são aonde as propagandas vão ser anunciadas. Os principais veículos, os mais usados pela propaganda podem ser divididos em dois grandes grupos: a mídia eletrônica (tv, rádio e cinema) e a mídia impressa (revistas, listas e guias, jornais e mala direta).
...