Roteiro De Preparação Negociações Salariais
Artigos Científicos: Roteiro De Preparação Negociações Salariais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: allanna • 13/5/2013 • 2.042 Palavras (9 Páginas) • 555 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
PÓLO JUAZEIRO DO NORTE - CE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
RELATÓRIO REFERENTE AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Acadêmicos:
RA 409198 Alana Vitor das Chagas
RA 411583 Andréa Lima Batista
RA 409199 Bianca Dias Oliveira
RA 407620 Dionio Katio Lustosa Duarte
JUAZEIRO DO NORTE – CE
ABRIL/2013
Acadêmicos:
RA 409198 Alana Vitor das Chagas
RA 411583 Andréa Lima Batista
RA 409199 Bianca Dias Oliveira
RA 407620 Dionio Katio Lustosa Duarte
RELATÓRIO REFERENTE AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
JUAZEIRO DO NORTE – CE
ABRIL/2013
1. INTRODUÇÃO
Segundo Chiavenato “O Comportamento Organizacional é o modo pelo qual uma pessoa ou grupo age ou reage em suas interações com o ambiente e em resposta aos estímulos que recebe”. Estudar o comportamento dos indivíduos é fundamental para o crescimento das organizações de forma que contribua positivamente com o desenvolvimento da mesma. As pessoas contribuem ou não em todas as atividades que possam existir em determinadas áreas, por esse motivo, é indispensável que haja um conhecimento sobre o ser humano, suas ações, seus desejos e anseios, e de como será avaliado seu procedimento nas organizações. Contudo conhecer a personalidade humana deve ser um procedimento habitual para as empresas que visam o sucesso.
Em um mundo globalizado de competição acirrada, tornar-se mais produtivo é um tema corriqueiro nas organizações. E, ao falar em produtividade, inevitavelmente devemos levar em consideração os conceitos mais amplos de eficiência e eficácia.
Às vezes ocorre confusão no entendimento da diferença entre estes importantes conceitos, levando algumas pessoas a acreditar que se está falando da mesma coisa.
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.
Trazendo um pouco o assunto de gestão de pessoas para o tópico, acredito que se deve ser eficaz com as pessoas. As pessoas exigem um tempo certo de relacionamento, conversa e interação.
2. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (CO)
O Comportamento Organizacional é o estudo sistemático do comportamento do ser humano focando ações e as atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
São outros conceitos de CO:
• Conhecer a fundo as necessidades do indivíduo;
• O efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humano e objetivos.
A empresa é formada por organizações, cuja qual, é administrada por pessoas, são à força de trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade e é ai que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente, ou seja, um campo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
É de extrema importância estudar o comportamento do ser humano, uma vez que tudo depende de sua ação e interferência. O bom funcionamento da organização, depende única e exclusivamente de como está a visão, os valores, a necessidade, enfim, o estado moral pessoal e profissional de seus trabalhadores.
Devido a esses e outros motivos, conclui-se a importância, necessidade de se estudar e compreender o comportamento do indivíduo em seu ambiente de trabalho.
3. FATORES QUE LEVAM AO FRACASSO DAS ORGANIZAÇÕES
Segundo o texto A liderança no ambiente de trabalho três fatores são prejudiciais e causam o fracasso no âmbito da liderança: A falta de um líder na equipe faz com que a mesma não chegue ao seu objetivo, progredindo e alcançado as suas metas; A falta de capacidade do líder em antecipar situações ameaçadoras; a não exploração da situação atual da organização.
No primeiro, é indispensável uma liderança em qualquer atividade que se possa realizar, uma vez que ele é líder, impõe regras, limites e coordena de forma amigável, companheira, os serviços a serem cumpridos, sem a presença de um líder é pouco provável que uma organização consiga ir além, conquistando os seus objetivos; No segundo se houver um cuidado e além de tudo um estudo sobre algumas situações de risco ele conseguirá contorná-las antes que tomem uma dimensão bem maior, no terceiro não foi realizado uma análise
...