SEIS SIGMA
Casos: SEIS SIGMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marilimabarros • 7/4/2014 • 556 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
Seis Sigma é uma prática de gestão voltada para a melhoria dos processos de uma empresa.
Trata-se de um sistema que consiste em avaliar fatos já ocorridos a fim de minimizá-los durante o processo de execução para garantir qualidade do produto final.
O Seis Sigma tem a finalidade de aumentar a participação de mercado, gerando mais lucro e menos desperdício reduzindo custos a fim de otimizar as operações melhorando os processos em busca de um objetivo.
O conceito Seis Sigma surgiu na década de 80, criado pela Motorola uma meta de qualidade ambiciosa de 3.4 defeitos por milhão, buscando a satisfação total do consumidor.
Projeto Seis Sigma seguem duas metodologias inspiradas por Walter A. Shewhart (amplamente difundidas por W. Edwards Deming, no Japão pós-guerra). Estas metodologias, compostas de cinco fases cada, são chamadas pelos acronimos DMAIC e DMADV.
DMAIC é usado para projetos focados em melhorar processos de negócios já existentes.
DMADV é usado para projetos focados em criar novos desenhos de produtos e processos.
Seis Sigma.
O programa Seis Sigma surgiu na Motorola em 1987, é um programa baseado em técnicas onde a estatística é o principal meio utilizado na tomada de decisão.
É um conceito utilizado como parâmetro de qualidade, no caso da Motorola, atingir o Seis Sigma significa atingir uma meta ambiciosa de três erros em um milhão.
A técnica Seis Sigma foi adotada por Jack Welch em 1995, quando dirigia a GE.
Seis Sigma é uma forma de gestão baseada em fatos, e tem como objetivo a melhoria da qualidade dos processos de produção, eficiência nas operações minimizando possíveis defeitos e avarias geradas ao longo do processo, contribuindo para a redução das atividades que não são essenciais ao processo de produção, eliminação do desperdício, garantindo assim, a melhoria e qualidade do produto final.
A metodologia utilizada na solução de problemas é o ciclo DMAIC:
D – Define (definir)
M – Measure (medir)
A – Analyse (analisar)
I – Improve (melhorar)
C – Control (controlar)
O objetivo da utilização desta sequência é para a realização de melhoria em produtos, serviços ou processos.
Para Aguiar (2002), um dos fatores que determinam o sucesso do Programa de Seis Sigma é a sua estrutura de implementação e de condução. Este planejamento contém basicamente quatro aspectos:
I – Metodologia de solução de problemas e de desenvolvimento de novos produtos / serviços e/ou processos;
II – Estrutura de responsabilidades e funções;
III – Estrutura de treinamentos;
IV – Política de pessoal
Devemos observar que o Seis Sigma deve ser aplicado de maneira correta, valorizando o capital intelectual e aceito por todos da organização, pois se aplicado de maneira errônea, de
...