SISTEMA CONECTADO DE FORMAÇÃO
Projeto de pesquisa: SISTEMA CONECTADO DE FORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apaffarias • 5/4/2014 • Projeto de pesquisa • 4.237 Palavras (17 Páginas) • 263 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO (FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇAO).........................4
3. CONCLUSÃO................................................................................................. .......17
4. REFERÊNCIAS......................................................................................................18
1. INTRODUÇÃO
Diante da disputa pelo mercado internacional e a concorrência local, conclui-se que há um desafio enorme por parte das empresas: A luta pela permanência nesse mercado. Com o propósito de tornar os empreendimentos mais competitivos nessa nova ordem mundial as atuais estruturas administrativas aderiram à implantação de uma reestruturação e reorganização das empresas.
As empresas da era moderna estão constantemente sendo estruturadas em novos recursos e processos administrativos, tornando-se fator competitivo, uma vez que é considerado de fundamental importância para a melhoria dos serviços prestados ou dos produtos oferecidos ao mercado consumidor mais exigente. A adoção de novas tendências administrativas é um diferencial que se fundamenta em aperfeiçoar as qualidades e os resultados dos processos administrativos da organização.
São evidentes os impactos dos avanços administrativos no desenvolvimento e no crescimento das empresas no mercado globalizado. A adoção de estratégias competitivas, fundamentadas na inovação tecnológica, pode ser considerada um diferencial entre as empresas, visto que tal recurso requer esforço permanente de readaptação e de assimilação por parte dos gestores e dos funcionários, frente aos novos conhecimentos. O fator inovação, aliado ao recurso humano, nesse contexto globalizado, constitui a força vital para a competitividade sustentável do empreendimento empresarial.
O objetivo geral desse trabalho e proporcionar, a partir de conhecimentos administrativos e contábeis modernos, uma proposta de reestruturação e reorganização empresarial. E possível afirmar que a adoção de novos procedimentos administrativos pode trazer benefícios para a empresa, principalmente na qualidade dos produtos e/ou dos serviços prestados, na comunicação e interação com os consumidores, os quais se encontram mais exigentes numa relação comercial?
Atualmente, com o avanço tecnológico e a crescente exigência dos consumidores, a busca por maiores índices de competitividade, produtividade e qualidade por parte das empresas, tornou-se evidente e extremamente necessária. Uma empresa que não almeja aprimorar-se tende a desaparecer do cenário econômico.
Fatores como a globalização e o próprio aparato tecnológico favorecem a abertura de mercado à competição internacional, e vêm forçando as empresas a repensarem suas estruturas organizacionais e suas estratégias de negocio. A reestruturação organizacional traz elementos de racionalização, como a tecnologia, a flexibilidade, a agilidade, a participação, o enriquecimento das tarefas e o trabalho em grupo, os quais têm sido introduzidos por novas técnicas administrativas como: qualidade total, reengenharia, etc.
Por ser esta uma questão bastante discutida hoje, e levando em conta a reestruturação empresarial nos dias atuais, aplicável a empresas de qualquer área de atuação, torna-se o tema deste trabalho de fundamental importância.
Espera-se que o estudo ora desenvolvido possa contribuir para manter em aberto as discussões acerca da inovação tecnológica com o fator de competitividade no atual mercado e que ao fazer, permita uma compreensão maior do fenômeno administrativo.
SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA
A empresa encontra-se em uma situação / condição financeira equilibrada. Não possui dívidas de longo prazo com fornecedores ou banco e a liquidez/ capacidade de pagamento é considerada boa.
A empresa possui poucos recursos para investimentos apesar do patrimônio proporcionar condições e prazos de pagamento favoráveis.
A folha de pagamento está em dia, mas os baixos salários e a ausência de perspectivas de médio e longo prazo dos funcionários em relação ao crescimento da empresa e ao desenvolvimento profissional desmotiva as pessoas e aumenta a rotatividade de pessoal.
A área de produção encontra-se desorganizada, os trabalhadores que atuam nessa área realizam praticamente todo tipo de tarefa/ atividade relativos ao processo produtivo e o desperdício de tempo, materiais e demais insumos é considerado elevado em relação aos concorrentes diretos.
A preocupação das pessoas que estão alocadas na área de administração resume-se a comprar e vender, pagar e receber, além da folha de pagamento. A área financeira esta inativa, pois, os funcionários que deveriam atuar nesse setor estão retidos ou preocupados exclusivamente com a contabilidade- que não é do tipo gerencial. Não há um setor gerencial, não há um setor de compras e nem tão pouco um setor de vendas.
Existem três vendedores na empresa, mais estes atuam apenas como “anotadores de pedidos’’ dos revendedores parceiros e não realizam a prospecção de novos clientes.
Os produtos fabricados são disponibilizados no mercado a partir de uma pequena rede de revendedores parceiros. A produção excedente normalmente fica estocada na empresa a espera de novos parceiros ou oportunidades de vendas ( festas, eventos ou datas comemorativas).
2. FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO II
A PROPOSTA
...