SITUAÇÃO GERADORA DE PROBLEMA: E-COMMERCE
Por: Juliana Desian Cruz • 4/10/2018 • Relatório de pesquisa • 2.912 Palavras (12 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 SITUAÇÃO GERADORA DE PROBLEMA: E-COMMERCE 4
2.1 COMPOSTO MERCADOLÓGICO 4
2.1.1 PRODUTO 4
2.1.2 PRAÇA 5
2.1.3 PREÇO 5
2.1.4 PROMOÇÃO 5
2.2 MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS 7
2.2.1 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO 7
2.2.2 BENCHMARKING 7
2.3 PESQUISA MERCADOLÓGICA 9
2.4 GESTÃO DE PROJETOS 11
2.5 PLANEJAMENTO E INTELIGÊNCIA DE MARKETING 12
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Sabemos que, com o advento da tecnologia, as pessoas estão migrando cada vez mais para o ambiente digital. Um exemplo clássico é a compra por meio do e-commerce. Para manter-se nos negócios, a migração parcial, ou total para o e-commerce é uma decisão que deve ser pensada.
Para isso, será feito uma pesquisa para levantar informações sobre os hábitos de consumo do público-alvo da empresa analisada, a Floricultura Doces Lembranças, verificando a viabilidade da implementação de um comércio eletrônico.
Abordaremos as disciplinas estudadas no semestre para melhor entender a SGA, com o composto mercadológico, abordando o planejamento de marketing, em marketing de produtos e serviços, segmentaremos o mercado e implantaremos o benchmarking, a pesquisa mercadológica para entender o que o cliente deseja e se a estratégia aplicada será válida com a implantação do SIM, após um escopo de projeto será feito para verificar as entregas do projeto e, por fim, qual estratégias de planejamento serão feitas.
situação geradora de problema: e-commerce
O estudo dirigido se trata para a viabilização de um e-commerce para a empresa estudada. Para isso, precisa-se entender o que é e-commerce e como é o alcance desse mercado atualmente.
Entende-se por e-commerce como a abreviatura de electronic commerce, que traduzido para o português significa comércio eletrônico. É todo comércio (compra e venda) de bens consumíveis feitos por meio da internet. Nos primórdios desse tipo de mercado, eram feitas de pequenos objetos, como livros, CDs e DVDs, aos poucos que foram aumentando o tamanho dos objetos e a diversidade, sendo possível hoje encomendar uma refeição e até mesmo um buquê de flores.
COMpoSTO MERCADOLÓGICO
O negócio estudado é uma floricultura que viu a necessidade de expandir seus negócios para o meio eletrônico, pois até hoje, só possui lojas físicas. Para analisar como anda a empresa, utilizou-se o composto de marketing, conhecido pelos seus 4 P’s sendo mais fácil planejar como está a situação da empresa no planejamento para a loja virtual, além de verificar a saúde da loja física.
Segundo Kotler (2006) um produto pode ser entendido como tudo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer seu desejo ou necessidade.
Com os dados do composto mercadológico é possível fazer a análise da empresa, uma vez que os 4 P’s informam o que precisamos verificar antes de partir para a implantação de uma loja virtual, como será descrito a seguir.
Produto
Para o estudo, o produto a ser vendido serão os arranjos disponibilizados pela floricultura, verificaremos a variedade de arranjos disponíveis, a qualidade dos insumos usados para a montagem, como a origem das flores, dos papéis, a personalização das cores de laço, e inserção de mensagens. Também será visto os tamanhos comercializados, os serviços (entrega e montagem), garantia das flores (cores disponíveis, tipos de flores e arranjos) e possíveis devoluções.
Para isso, será feita uma análise dos processos na loja física, para diminuir ou extinguir os casos na loja virtual a ser montada, visando um retorno financeiro rápido e sem perdas.
Praça
Os canais a serem vendidos serão por meio de um site especializado com uma plataforma simples e de fácil acesso, onde o cliente terá as opções de arranjos que mais lhe agradem, tendo a possibilidade de personalização. Para a distribuição, será montada uma van com refrigeração para que as flores se mantenham frescas e sem perigo de estragar nas cidades onde as lojas físicas estão montadas e sendo mais fácil para transporte e estoque da matéria-prima.
Em análise do estoque, podemos verificar o que as pessoas costumam comprar mais, sempre deixando esse material com uma quantidade maior disponibilizada, pensando no consumidor da loja física e também da loja virtual.
Preço
Um dos atrativos para a compra pela internet é a possibilidade de parcelamento e preços geralmente mais acessíveis para quem procura um item específico com uma grande variedade de possibilidades de personalização e entrega. Esse item é muito importante para quem deseja fazer um e-commerce pois as pessoas se sentem atraídas por sites que possam ter descontos na primeira compra, seja com cupom ou por indicação, isso mostra que a loja tem interesse que a pessoa faça novas compras ou indique para pessoas que também procuram esse tipo de serviço, onde ele tem a liberdade de ter um serviço completo e ainda levar a vantagem de um desconto para compras.
...