TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Safári De Estratégia - Resenha

Trabalho Universitário: Safári De Estratégia - Resenha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do livro Safári de Estratégia

Escola do Poder

Essa escola utiliza a política e o poder a favor da formulação da estratégia e seus determinados interesses, assim o poder é uma influência na esfera econômica isso lhe aproxima da política, e a política torna-se sinônimo de exploração do poder.

Dividimos nesta escola da seguinte forma, o “poder micro lida com o jogo de política dentro de uma organização”, e o “poder macro diz respeito ao uso de poder pela organização”.

Notamos que antes da Política Micro, os altos executivos eram vistos em seus cargos racionais, definindo estratégias que a demais parte da organização iriam se submeter a tais decisões tomadas, porém no processo micro vemos esses estrategistas sendo vinculados a ações normais do ser humano, como sua realidade de interesses, temores sonhos e esperanças.

Quase todas as empresas privadas ou públicas são políticas, somente as menores que conseguem bloquear a política dentro da organização, desta forma é necessário entender o papel de cada indivíduo na formulação ou reformulação da estratégia.

Existem alguns benefícios que a política pode trazer para dentre de uma organização sendo:

“... Primeiro, a política como sistema de influência pode atuar de forma darwiniana para assegurar que os membros mais fortes de uma organização sejam colocados em posições de lideranças. ” (“Mintzberg”“. 2010”. Pág. 233)”

Desta forma a política dentro da organização pode oferecer canais de promoção para pessoas que demonstram potencial de liderança.

“... Segundo, a política pode assegurar que todos os lados de uma questão sejam plenamente debatidos, ao passo que os outros sistemas de influência promovem somente um.” (Mintzberg. 2010. Pág. 234)”.

A política oferece caminhos para debater e lutar pelas nossas ideias, debatendo e justificando nossas opiniões, assim trocamos experiências dentro de uma organização.

“... Terceiro, a política pode ser exigida para estimular as mudanças necessárias que estão bloqueadas pelos sistemas de influência mais legítimos. ” (Mintzberg. 2010. Pág. 233)”.

A política promove as mudanças necessárias para que as resistências de autoridade, concentrada no alto poder da administração das empresas, possam ser influenciadas pelas demais partes da empresa.

“... Quatro, a política pode facilitar o caminho para a execução das mudanças.” (Mintzberg. 2010. Pág. 233)”.

A política pode facilitar as alterações necessárias para adequação da melhor situação estratégica para o progresso da empresa. Desta forma odiamos a políticas, mas ela se faz necessária em nossos processos.

As premissas da escola do poder estão relacionadas em uma discussão conjunta:

1- A formulação da estratégia que é fundida por poder e política.

2- As estratégias resultam de processos que tendem a ser emergentes.

3- O poder micro vê a formulação de estratégia como a interação, por meio de persuasão.

4- O poder macro vê a organização como promovendo seu próprio bem-estar por controle ou cooperação.

Desta forma esta escola colocou novas visões sobre a importância da política na promoção de mudança dentro da formulação da estratégica da organização,

Escola Cultural

A cultura junta todos os indivíduos que trabalham num local onde denomina-se organização, a mesma se preocupa com a influência cultural na manutenção da estratégia. A cultura é ao mesmo tempo tudo o que fazemos e tudo o que é único no modo como fazemos.

A escola da cultura pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com