Segmentaçao Da Marca Riachuelo
Exames: Segmentaçao Da Marca Riachuelo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raquelmgouveia • 7/10/2014 • 984 Palavras (4 Páginas) • 5.605 Visualizações
Segmento de atuação da marca:
Riachuelo – Fast Fashion.
Fast-fashion, traduzido como moda rápida, é o termo utilizado por marcas que possuem uma política de produção rápida e contínua de suas peças, trocando as coleções semanalmente, ou até diariamente, levando ao consumidor as últimas tendências da moda em tempo recorde e com preços acessíveis.
O fast fashion surgiu na Europa no final dos ano 1990, uma busca para satisfazer os desejos momentâneos dos clientes e produzir peças “fashion” e sazonais, não se importando muito com a qualidade, mas mantendo a questão da exclusividade, já que são limitadas e efêmeras.
Quem escolhe o que fica ou o que sai das araras são os próprios consumidores. É o feedback constante das vendas nas lojas que define o que continuará sendo produzido nas fábricas. Dessa forma, as tendências que têm grande retorno em vendas continuam nas araras.
No Brasil não há estudos específicos sobre a movimentação deste modelo, mas sabe-se que o faturamento da cadeia têxtil e de confecção no país é de US$ 45 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).
O fast fashion no Brasil ainda é um movimento recente, mas com a internacionalização da moda brasileira, o modelo de negócio no país vem aprimorando e se tornando cada vez mais importante”, conclui Cietta. B) Histórico da marca A Riachuelo iniciou suas atividades em 1947, com pequenas lojas de rua, vendendo tecidos a preços baixos. Em 1979, a rede de lojas de tecidos foi comprada pelo grupo Guararapes, e passou a vender roupas prontas para serem usadas. A partir de 1983, o foco passou a ser a moda. Sempre em sintonia com as tendências nacionais e internacionais, de forma democrática, entregaram aos seus clientes a moda com bons preços e qualidade. Esta estratégia envolveu a criação e o fortalecimento de marcas próprias, cada uma com identidade visual e público-alvo específico.
Em 2004, além de reformas e melhorias no merchandising visual das lojas, mudaram a estratégia de marketing. Saíram da mídia convencional e investiram no processo de verticalização, apostando em produtos com preços menores e qualidade superior.
Em 2007, voltaram a investir nas mídias de massa, com uma nova campanha de comunicação, com objetivo de popularizar a moda, a preços acessíveis e estilo ao alcance de todos. Para isso, organizaram o departamento de estilo, com a função de conciliar o que o varejo está pedindo à produção da Guararapes. O resultado deste processo foi o reposicionamento de suas marcas próprias voltadas ao público brasileiro.
Com foco no segmento de "moda ao alcance de todos", as lojas são divididas em cinco seções: moda feminina, moda masculina, moda infantil, moda casa e calçados.
c) Traçar o posicionamento da marca.
A Riachuelo tem como público alvo as pessoas da classe Média brasileira, consumidores emergentes que estão mudando de classe social, para uma acima, a marca atinge esse público devido a seus preços acessíveis e seu mercado fast fashion.
Sua característica de estar mudando constantemente, se mantendo sempre antenada com as últimas novidades do mercado da moda, colocar em suas araras roupas novas toda semana por um preço relativamente baixo em comparação com a qualidade do seu produto, faz com que os consumidores da classe média sintam-se atraídos pela Riachuelo.
A Riachuelo passa a imagem de uma marca antenada, jovem, acessível, custo benefício, magazine, versátil.
d) Os 6 P's da Riachuelo Público - Atende com foco na classe média, e a todas as faixas etárias, ou seja, produz peças do infantil ao adulto, tanto feminino quanto masculino. Produto - Tanto roupas mais básicas quanto ás mais elaboradas
...