Segredode Luiza
Dissertações: Segredode Luiza. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fneide • 15/9/2013 • 958 Palavras (4 Páginas) • 357 Visualizações
Introdução
Neste trabalho iremos falar do 1° capítulo do livro “ O segredo de Luísa”, esse capítulo destaca a motivação e o perfil do empreendedor.
O empreendedorismo é um estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto técnico cientifico ou empresarial. Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competências para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Luísa aos 20 anos de idade se vẽ em um grande dilema, seguir a carreira de odontologia na qual está cursando o quinto semestre em Belo Horizonte e casar-se com seu noivo Delcidio ou jogar tudo pro alto e investir no seu grande sonho de comercializar as goiabadas cascão feitas pela sua tia Fernanda.
1- A MOTIVAÇÃO E O PERFIL DO EMPREENDEDORISMO
A palavra motivação (derivada do latim motivus, movere, que significa mover) indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano. A motivação e a iniciativa são fatores determinantes na vida de um empreendedor, que certamente irá enfrentar muitos outros obstáculos, como falta de capital, dificuldade para ganhar o cliente e etc.
O primeiro obstáculo enfrentado por Luísa foi convencer sua tia Fernanda, pois era um sonho da família ter alguém Dr.(a) e Luísa estava preste a desmanchar esse sonho, mas ela insistiu, mostrou seus projetos que a tempo havia planejado e aṕos um longo período de conversa sua tia tornou se sua melhor aliada.
Os fatores de motivação são: realização, reconhecimento, progresso e crescimento. O estímulo que move o indivíduo é interno, ele motiva-se quando busca novos conhecimentos e para isso não se deve apenas recompensá-lo financeiramente, porque isso degrada o indivíduo, deve-se recompensá-lo com elogios e reconhecimento. A responsabilidade gera crescimento no trabalho.
Uma excelente forma de motivação é através da visualização. Visualizar seu objetivo e sentir as sensações do sucesso, como se ele já tivesse acontecido, faz com que você se torne mais confiante. Foi o que fez Luísa ao comparar o futuro sucesso das suas goiabadas com o sucesso do pão de queijo mineiro, ou até mesmo na sua frase onde ela diz a sua tia Fernanda “ já estive pensando em vários detalhes, como formato, embalagem, nome da empresa: Goiabadas Maria Amália Ltda.”
De acordo com (MUCHINSKY 2004, p. 301) a satisfação no trabalho refere-se ao grau de prazer que um funcionário sente em relação a seu cargo. No entanto, um funcionário motivado e produtivo é aquele que ocupa uma função capaz de explorar e estimular suas potencialidades, onde acarretarão muitas vezes em um bom salário, planos de crescimento, benefícios e etc.
A palavra empreendedor, entrepreneur, tem origem francesa, no século XII, sendo associada a "aquele que incentivava brigas" (Vérin, 1982 como citado em Filion, 1999, p. 18). No século XVI, o termo descrevia uma pessoa que assumia a responsabilidade e dirigia uma ação militar. Entretanto, foi no final do século XVII e início do século XVIII que o termo foi utilizado para referir-se à pessoa que criava e conduzia projetos ou empreendimentos.
O empreendedor pode ser o produto do meio em que vive. A convivência de Luísa com sua tia Fernanda é prova disso, a independencia de sua tia a encantava, além de ser uma ótima empresaria
...