Sistema de Informação de Marketing
Por: An19Tony98 • 28/3/2019 • Trabalho acadêmico • 603 Palavras (3 Páginas) • 162 Visualizações
- Fontes de Informação
- Sistema de informação de Marketing
As informações recolhidas são necessárias para a resolução de problemas. Deste modo, utiliza-se o Sistema de Informação de Marketing (SIM), sendo maioritariamente composto por indivíduos e procedimentos para a recolha, análise, classificação e distribuição de informações para os responsáveis pela tomada de decisão de marketing.
Os princípios do SIM dividem-se em cinco níveis. Em primeiro lugar a concretização detalhada das informações necessárias, procura definir todas as informações de forma frequente e através de gráficos, relatórios escritos, de modo a que os dados recolhidos estejam sintetizados. De seguida, deve-se definir as fontes, instrumentos e processos de recolha da informação, podendo estes subdividir-se em fontes internas, por exemplo as estatísticas de vendas, análise de custos, relatórios de vendedores e em fontes externas, tal como as estatísticas oficiais, estudos de mercado, trocas de informação com os concorrentes. Em adição, procede-se à classificação, tratamento e armazenagem da informação. Quanto à classificação, esta pode ser dividida em vendas, correspondendo às estatísticas ou relatórios dos vendedores; custos, tratando-se da matéria-prima ou materiais de embalagens; estudos de mercado, desenvolvendo o tipo, natureza e área aplicável e estatísticas oficiais, correspondendo à demografia, produção, exportação, importação, entre outros. Quanto ao tratamento, a informação pode ser agrupada ou desagregada e genérica ou especifica e, por fim, a armazenagem da informação está presente em sistemas informáticos. A difusão da informação pode ser horizontal e vertical pelos diversos departamentos e, por fim o aperfeiçoamento de mecanismos automáticos de tomadas de decisão de marketing, tendo por base a analise e interpretação de toda a informação recolhida.
- As fontes de informação
O SIM desenvolve-se a partir de fontes de informação, podendo estas ser internas, documentais ou secundárias e externas ou primárias. Em relação às internas, a empresa é a primeira fonte de informação e os dados recolhidos dizem respeito à própria empresa e ao meio envolvente, veja-se as estatísticas de venda, ficheiro de clientes, biblioteca dos estudos anteriores, relatórios dos vendedores reclamações e sugestões dos clientes e membros da empresa, procurando recolher informação sobre os consumidores. As fontes de informação internas apresentam como vantagens o reduzido custo e a rapidez da sua obtenção. Por outro lado, tem como desvantagens a incidência apenas na própria empresa e estas informações podem não estar completas ou registadas de maneira adequada à tomada de decisões. Por fim, este centra-se no serviço central de estatística, pretendendo recolher, armazenar e tratar informação e ainda atualizar a base de dados.
Já os documentais ou secundários, tal como o nome secundário indica, foram solicitadas por outras pessoas ou instituições que não a própria empresa. Apresentam como vantagens o baixo custo, rapidez e acessibilidade, obtendo dados que a empresa sozinha não conseguiria obter. Todavia como desvantagens destaca-se a dificuldade em encontrar as informações desejadas, podendo ser inexistentes e banalizadas, visto que os interessados no assunto já as conhecem. Por fim, são utilizadas quatro fontes documentais, sendo estas a administração e os organismos públicos (departamentos ministeriais, INE); organismos profissionais, como as associações patronais; organismos privados, veja-se as sociedades que publicam estatísticas, anuários, listas, e, para finalizar, as fontes diversas, tal como a imprensa especializada e catálogos dos concorrentes.
...