Sistemas Integrados De Gestão
Dissertações: Sistemas Integrados De Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valter.lopes • 1/4/2014 • 754 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
1 – Para Turban et al. (2005), o ERP é o resultado da evolução de estágios para os sistemas da gestão de informações, visando contemplar uma cadeia de suprimentos desde seus fornecedores até os clientes internos e externos.
Explique essa afirmação destacando o que consiste um sistema integrado de gestão empresarial (ERP). Qual a sua relação com uma cadeia de suprimentos? Exemplifique esse cenário. (2,5 pontos)
A relação entre a cadeia de suprimentos e o ERP está no atendimento diversificado das diferentes etapas do processo de gestão dos sistemas. O ERP atende esta cadeia de suprimentos, com melhor integração e gerencia destes fluxos.
Um ERP compreende o gerenciamento e integração de diversas áreas como recursos humanos, finanças, livros, fiscais, compras, estoques, cobrança etc.
2 – Os sistemas ERPs possuem diversas funcionalidades que atendem aos processos de negócio de várias empresas, são utilizados nos mais variados ramos de atuação: indústria automobilística, farmacêutica, instituições financeiras, indústria de alimentos, educação, etc. Demonstrando algumas características e funcionalidades dos ERPs, explique como ocorre essa aderência funcional tão diversificada. (2,5 pontos)
Isso ocorre devido à estrutura Nuclear que apresenta os sistemas ERPs, o modelo de negócio utilizado é o que define a os módulos a serem utilizados para os mais diversos ramos da indústria. A modularidade e a facilidade de adaptar novos módulos permitem esta aderência.
3 – O texto a seguir relata a experiência de um profissional de TI em projetos de ERP.
(...)Fazer a implantação de um sistema ERP é uma grande jogada, pois são considerados pacotes comerciais, desenvolvidos a partir de modelos-padrão de processos, visando à integração dos sistemas de diversas áreas da empresa. (...)
A cultura da empresa muda, um projeto de implantação de ERP, além da preocupação com prazos, qualidade e custo é necessário uma gestão de conflitos e mudança. Uma empresa que tem uma cultura de empresa setorizada não consegue trabalhar de uma forma integrada, onde o serviço de um setor depende da finalização do serviço de outro para ser concluído.
A empresa após a implantação do ERP tende a ficar integrada, as grandes empresas pensam em ERP para gerenciar a sua informação, porém se a empresa não tiver uma maturidade não terá sucesso na automatização do seu processo tornando um projeto fadado a erro, neste momento a profissão de gerente de projetos tem um valor inestimável, pois o sucesso de uma implantação correta faz com que a empresa se torne muito mais competitiva no mercado e o retorno sobre o investimento seja mais rápido, no caso de uma implementação ruim, errada, o retorno sobre o investimento pode não surgir, tendo diversos retrabalhos e a companhia ficará muito vulnerável aos competidores.
O processo de seleção quando está adquirindo uma solução corporativa não é simples, envolve tempo, responsabilidade, e união da equipe estratégica da empresa, bem como um objetivo claro da real necessidade da empresa. (...)
Existem diversas maneiras de se implantar um ERP, as consultorias geralmente se utilizam de uma mistura de métodos até chegar a um modelo padrão, geralmente, no Brasil é utilizado a metodologia do PMI (Project Management
...