TDE - QUERO SER PUBLICITÁRIO! E AGORA?
Por: Oliver Riverfield • 19/5/2015 • Projeto de pesquisa • 824 Palavras (4 Páginas) • 190 Visualizações
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ATIVIDADE TDE - QUERO SER PUBLICITÁRIO! E AGORA?
ESTUDANTE: SABRINA SUTIL DE ARAUJO
Após assistir todos os vídeos sugeridos pude entender algumas áreas da publicidade das quais eu não entendia quando comecei o curso. Estou mais encantada com o mesmo e sei que estou no curso certo. Começarei falando sobre o Atendimento.
Antes de eu assistir o vídeo, pensei o que todos os Publicitários do documentário disseram; Atendimento é algo relacionado a recepção, não tem nada a ver com a agencia, não tem importância comparado as outras áreas, etc. Estava enganada. Uma área muito importante no campo publicitário, o atendimento é o setor que está em contato direto a todas as áreas, está criando um vínculo entre a empresa e o cliente e sempre devem estar atentos as mudanças. Já que os clientes sempre serão diferentes, os campos e a evolução de tudo, principalmente da mídia. O profissional da área publicitária não pode deixar de se renovar todos os dias, porque é através dele que a empresa vai conseguir novos contratos e clientes melhores. E é através dele que a empresa conseguirá abranger seu campo no mercado de trabalho.
Já o redator é trabalhar com nada além do word e sua criatividade. Não é mais fácil que o profissional de atendimento, muito pelo contrário, é tão ou mais complicado. Segundo o vídeo um redator tem mil obstáculos para enfrentar, tem que lidar com ele mesmo, com a sua mente e com o que ele quer passar naquele trabalho, naquela propaganda ou programa, tem pesquisar muito, ler muito, fazer de uma poesia complexa algo de simples entendimento para o público, para que aquilo seja captado nos poucos segundos que vão passar em uma propaganda. Ser um redator é exercitar a mente todos os dias, é escrever, escrever, escrever várias coisas diferentes e ter o mesmo significado, começar com conceito simples e ter uma grandiosa ideia.
O profissional criativo não pode se acomodar atrás de uma máquina. O objetivo dele em uma agencia é basicamente criar formas, figuras, ilustrações para a campanha, de uma forma mais simples de explicar; dar vida a tudo que foi projetado lá trás. Vale a pena ressaltar que o redator e o diretor de arte normalmente trabalham juntos, já que ambos são criativos, ambos trabalham para dar vida a campanha. O diretor por sua vez, fica sempre naquela “fissura” no trabalho, em seus relatos, a maioria não se desliga do trabalho quando seu horário acaba, alguns viram noites trabalhando ou voltam pra casa pensando no “job” que é pro dia seguinte, costumam ter insights criativos nesse circuito. Um diretor criativo está sempre ligado ao trabalho, é cansativo mas muitos gostam do que fazem.
Já a Mídia poderia se dizer que é o todo, é o acompanhamento das campanhas, reuniões de criações, etc. Uma sondagem de público, qual público, o que eles gostam, qual é o melhor horário de passar a propaganda, qual o veículo de comunicação que irão priorizar e depois vem a negociação com esses veículos sempre pensando no cliente, no que for melhor pra ele. O profissional de Mídia sempre tem que esperar uma aprovação de todos tanto da empresa quanto do cliente, nada sai sem a aprovação de todos. É um setor que necessita estar em harmonia com todos os outros setores e principalmente com o cliente. A poucos mídias no mercado e toda agencia precisa de um profissional na área.
...