TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO II
Artigo: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ezequiel2013 • 5/5/2013 • 3.520 Palavras (15 Páginas) • 713 Visualizações
INTRODUÇÃO 1
PRIMEIRO DESAFIO – TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO II
1. TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO, ESTILO DE GESTÃO DA
LIVRARIA NOVO SÉCULO 1
2. LIDERANÇA E DELEGAÇÃO DE PODER NA
LIVRARIA NOVO SÉCULO 2
SEGUNDO DESAFIO - MICRO E MACROECONOMIA 3
3.1. SETOR ECONÔMICO E RAMO DE NEGÓCIO DA
LIVRARIA NOVO SÉCULO 3
3.2. A CLIENTELA DA EMPRESA 3
4. OS PRINCIPAIS FORNECEDORES 4
5. CONCORRÊNCIA 5
6. FOCOS DA ESTRATÉGIA DE VENDA 5
TERCEIRO DESAFIO: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 6
7. MOTIVAÇÃO, STRESS E TRABALHO EM GRUPO 7
8. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 7
QUARTO DESAFIO – ESTATÍSTICA 8
BIBLIOGRAFIA & REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Formação profissional é um tema que, em geral, está relacionado com a transferência de um conjunto de teorias. Muitas vezes a esta teoria tem-se associado algumas atividades, ditas praticas que, em essência, são exercícios em sala de aula ou fora dela, algumas sem qualquer possibilidade de associação a uma situação real. Pelo dito as pesquisas aplicadas a uma empresa são fundamentais no curso de graduação de um administrador, pois nos permite observar de maneira pratica e real tudo aquilo que é exposto nos manuais e pelo professor na sala de aula, deste modo, as pesquisas aplicadas nos possibilita uma melhor compreensão acerca do funcionamento de uma empresa, aferindo suas características, relacionando esta com a teoria,e possibilitando uma maior efetividade no aprendizado no curso e em nossa vida profissional.
Neste trabalho discorreremos a respeito da empresa em que a integrante do grupo Joana D’arc trabalha, a Livraria e Magazine Novo Século. Destacaremos aqui as principais características, seu modelo de gestão, bem como a estrutura organizacional através da analise das informações fornecidas durante a visita técnica.
PRIMEIRO DESAFIO – TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO II
1. TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO, ESTILO DE GESTÃO DA LIVRARIA NOVO SÉCULO
O estilo de gestão adotado pela empresária, gerente e proprietária Elisabete Borges de Souza Bias ao administrar empresa Novo Século é o de gestão familiar. Essa forma empresarial é predominante nas economias de mercado atuais. O sucesso e a continuidade das empresas familiares são vitais para o desenvolvimento da economia e da sociedade.
Sobre a definição e caracterização da empresa familiar Segundo Vidigal[1] (1996), em um sentido mais amplo, praticamente todas as empresas tiveram sua origem no seio da família, excluindo aquelas criadas pelo governo. Já Garcia[2] (2001) também é bastante abrangente. Ele defende a idéia de que se uma empresa é controlada por uma ou mais famílias, pode ser considerada empresa familiar. De uma maneira mais genérica, Oliveira[3] (1999) caracteriza a empresa familiar como sendo aquela que transfere o poder decisório de maneira hereditária a partir de uma ou mais famílias. Em qualquer desses conceitos conseguimos caracterizar a empresa tratada.
2. LIDERANÇA E DELEGAÇÃO DE PODER NA LIVRARIA NOVO SÉCULO
Quanto
ao modelo adotado, no que se refere a estrutura podemos observar que a empresa se encaixa no modelo teórico clássico que exige Organização Formal; Princípios da Administração; Funções Administrador centralizada.
O estilo de gestão da gerente Elisabete Borges é centralizado, rígido e formal. De modo que atribui aos prepostos e familiares as diretrizes, metas e trabalhos a serem cumpridos de maneira autocrática e centralizada.
A forma de distribuição do poder na empresa é restrito à figura da gerente, de modo que os colaboradores, funcionários e fornecedores identificam na figura da gerente o principal meio de negociação, cabendo a delegação aos colaboradores internos somente em caso de sua ausência.
SEGUNDO DESAFIO - MICRO E MACROECONOMIA
3.1. SETOR ECONÔMICO E RAMO DE NEGÓCIO DA LIVRARIA NOVO SÉCULO
A empresa tratada pertence ao setor terciário, o qual abarca as empresas que estão diretamente ligadas à prestação de serviços (nesses estão professores, advogados e profissionais liberais em geral) e comércio em geral. O setor terciário está diretamente ligado ao comércio varejista. Neste sentido, a Novo Século exerce atividade de comércio varejista, serviços de informática, e serviços financeiros e bancários.
O ramo de negócio da empresa é o livreiro, papeleiro, bancário, magazine e prestadora de serviços.
3.2. A CLIENTELA DA EMPRESA
Por se tratar de uma Livraria e Magazine, a Novo Século tem uma gama muito grande de clientes, que vão desde estudantes à aposentados, de crianças à idosos, de baixo grau de escolaridade à elevado grau de escolaridade.
Atuando no ramo livreiro, a empresa tem como principal produto a venda de livros escolares, onde os principais clientes são os responsáveis pelos alunos, que estão, geralmente, na faixa etária de 25 à 55 anos, com mediano grau de escolaridade (Ensino Médio completo), e sem preferência fixa por determinada marca.
Como papelaria a empresa tem como nicho de clientela o mesmo citado acima, acrescido de crianças, jovens e idosos, dos mais variados níveis de escolaridade, que vem até a empresa para comprar suprimentos escolares, para escritório e afins. Os clientes mais abastados preferem os produtos licenciados, de diversas marcas, onde o foco está no personagem de notório conhecimento presente na estética do produto (por exemplo, caderno do Ursinho Pooh, Bolsa da Barbie).
No ramo bancário a empresa presta serviços na área de empréstimos pessoais e consignados,
...