Teoria ADM II
Ensaio: Teoria ADM II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miicss • 7/5/2013 • Ensaio • 1.632 Palavras (7 Páginas) • 695 Visualizações
AV 1 – TEORIA ADM II
Questão 1: As unidades produtivas tinham a necessidade de aumentar sua capacidade e ao mesmo tempo, gerar maiores resultados econômicos dentro de uma lógica capitalista de mercado. O pensamento administrativo contribuiu de que forma para que esses objetivos fossem alcançados?
Alternativas
1 - O pensamento administrativo tornou possível a gestão de pessoas, sendo que a especialização do trabalho enriqueceu o conhecimento dos trabalhadores e proporcionou o aumento da produção, pois estes eram motivados a produzir cada vez mais.
2 - O pensamento administrativo foi responsável por uma revolução na forma de produzir, sendo que um mesmo funcionário era capaz de executar inúmeras funções. Ao mesmo tempo, os empresários encontraram no pensamento administrativo o respaldo necessário para descentralização de suas decisões.
3 - O pensamento administrativo surgiu em um momento de demanda dos consumidores em função do momento econômico global, sendo que pela lógica por trás do pensamento administrativo, tornou-se possível a expansão das empresas através da divisão das unidades produtivas em vários países.
4 - O pensamento administrativo tornou possível o entendimento acerca dos processos produtivos, sendo que a racionalidade e a divisão do trabalho, proporcionaram uma condição de aumento da escala de produção e consequentemente dos lucros das organizações.
5 - O pensamento administrativo possibilitou a utilização mais adequada dos recursos financeiros nas empresas, particularmente no emprego de investimentos em tecnologia, que melhoraram a produção.
Questão 2: Na Teoria Clássica da Administração, Fayol argumenta que apenas a divisão do trabalho e a racionalidade por trás do estudo de tempos e movimentos não são suficientes para a melhoria da eficiência das empresas. Que outros fatores Fayol sugere como preponderantes para o atingimento deste objetivo?
Alternativas
1 - Para Fayol, o estudo dos tempos e movimentos e o uso da descentralização do poder, seriam fatores preponderantes para o atingimento da eficiência empresarial.
2 - Para Fayol, o estudo dos processos e das estruturas da empresa, desde a tomada de decisões, seriam fatores preponderantes para o atingimento da eficiência empresarial.
3 - Para Fayol, a adaptação dos processos e o estudo das motivações humanas seriam fatores preponderantes para o atingimento da eficiência empresarial.
4 - Para Fayol, o estudo das relações de trabalho e o uso de processos de qualidade seriam fatores preponderantes para o atingimento da eficiência empresarial.
5 - Para Fayol, o uso de tecnologias emergentes, bem como a burocratização, seriam fatores preponderantes para o atingimento da eficiência empresarial.
Questão 3: Em relação às motivações humanas e seu impacto na eficiência organizacional, analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
I – O estudo das motivações humanas surgiu em resposta aos estudos organizacionais baseados na racionalidade do trabalho e que desconsideravam o homem e suas necessidades.
II – O homem e a sociedade faziam parte de um sistema empresarial baseado em resultados que excluíam os fatores pessoais e psicológicos do homem, o relegando a uma posição de componente das engrenagens organizacionais.
III – O estudo das motivações humanas concluiu que o homem enquanto parte das organizações, não teria motivações pessoais que poderiam interferir nos resultados produtivos ou econômicos, pois este sentia-se satisfeito desde que remunerado por seu trabalho.
Estão corretas?
Alternativas
1 - Apenas alternativa I
2 - Alternativas I e II
3 - Alternativa I, II e III
4 - Alternativas I e III
5 - Apenas alternativa II
Questão 4: A experiência de Hawthorne, o estudo das motivações e necessidades humanas, e os fatores relacionados às relações de trabalho, interferiram na forma como as organizações passaram a comportar-se. Quais fatores justificam a importância da abordagem comportamental das organizações?
Alternativas
1 - Analisando o contexto que antecede os estudos de natureza humana, podemos assumir que a abordagem comportamental concluiu que a divisão e a especialização do trabalho, massificavam a produção, limitavam a inovação e consideravam os homens apenas como fatores produtivos.
2 - Analisando o contexto que antecede os estudos de natureza humana, podemos assumir que se havia a necessidade de produzir mais, era necessário usar o comportamento humano em favor da produção nas empresas.
3 - Analisando o contexto que antecede os estudos de natureza humana, podemos assumir que somente com o estudo das necessidades humanas, tornou-se possível saber como estabelecer as hierarquias rígidas necessárias para o controle dos processos produtivos.
4 - Analisando o contexto que antecede os estudos de natureza humana, podemos assumir que com o uso das informações acerca das necessidades humanas, as empresas passaram a considerar a hipótese do uso de tecnologias modernas que pudessem facilitar o trabalho das pessoas.
5 - Analisando o contexto que antecede os estudos de natureza humana, podemos assumir que somente conhecendo as necessidades do homem, tornou-se possível controlá-los através de um oportuno sistema de barganhas, premiações e manipulação da gestão.
Questão 5: Considerando que as novas abordagens organizacionais introduziram conceitos como a qualidade total, a reengenharia e a gestão do conhecimento. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I – O processo evolutivo da teoria organizacional, introduziu nas empresas abordagens voltadas às exigências do mercado, ao uso de novas tecnologias, e à melhoria não apenas dos processos, mas dos produtos.
II – A qualidade total, introduzida pelos princípios do toyotismo, consolidou-se a partir de uma revisão não apenas do sistema de produção, mas da gestão como um todo.
III – Informação, habilidades, competências e as melhorias no uso das ferramentas e das capacidades humanas, estão relacionadas à gestão do conhecimento.
Estão corretas?
Alternativas
1 - Apenas alternativa
...