TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Tese: TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MaianeGomes2010 • 10/9/2013 • Tese • 1.232 Palavras (5 Páginas) • 744 Visualizações
Etapa 4
QUADRO COMPARATIVO: Teorias da Administração
TEORIA
PRINCIPAIS ESTUDIOSOS
PRINCIPAIS IDÉIAS COMO O HOMEM TRABALHADOR ERA CONSIDERADO EX. DE UTILIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
-Frederick
W.Taylor
-Henry Ford -Direcionado ao trabalhador
-Diminuir o desperdício na indústria;
-Aumentar a produtividade;
-Seleção e treinamento de pessoal;
-Funcionários mais bem remunerados, mas vistos como somente mão de obra Homo Economicus, pessoas são motivadas por salariais e materiais, o desperdício na indústria era causado por trabalhadores desmotivados e preguiçosos. A linha de produção nas indústrias cada vez mais modernas e produtivas.
TEORIA
CLÁSSICA
-Henri Fayol -Direcionado a estrutura Organizacional;
- As funções administrativas resumem-se em prever, organizar, comandar, coordenar, controlar,
Cada operário deve possuir função específica;
Já era visto como detentor de cargos e ocupante de tarefas. Cada empresa possui sua divisão de áreas, finanças, marketing, gestão de pessoas,
TEORIA DAS
RELAÇÕES
HUMANAS
-Elton Mayo
-Kurt Lewin Substitui a ênfase na estrutura e tarefas e passa a ênfase para as pessoas pela abordagem humanística. Vê o trabalhador (Homo Social) como homem social e humano e não como uma máquina. O comportamento organizacional hoje é baseado nas pessoas através da gestão do conhecimento.
MODELO BUROCRÁTICO
-Max Weber Elevado grau de eficiência e organização para o alcance dos objetivos da empresa. Divisão do trabalho em hierarquias.
Com previsibilidade de ações e de seguir normas ser for remunerado. Cada trabalhador deve possuir habilidades técnicas para tal cargo. A utilização dos concursos públicos pelo Estado, onde cada candidato terá o mérito se estiver preparada para assumir o cargo.
TEORIA ESTRUTURALISTA Baseada nas Teorias Clássica ( Henri Fayol), Burocrática( Max Weber) e das Relações Humanas( Mayo e Lewin). Partindo da Teoria Burocrática, onde o funcionamento do sistema deve ser exatamente previsto ( sistema fechado). Tentou introduzir a ideia de sistema aberto nas organizações baseados na concepção clássica e humanística.
A empresa deve se tornar um sistema único.São conhecidas como unidades sociais que interagem com outras organizações. Homem organizacional. Vê o trabalhador como ser humano, com necessidades e emoções, tornando o funcionário um colaborador parceiro da organização. Motivado e com início nas participações nas decisões da empresa.
As escolas, hospitais, corporações, o exército.
TEORIA COMPORTAMENTAL
-Hebert A. Simon
-Abraham Maslow
-Mc Gregor
- Herzberg O comportamento humano é o foco dentro do contexto organizacional. A empresa deve levar em conta os aspectos comportamentais baseados na teoria das Relações Humanas. A ideia de preparar e adequar a organização para as mudanças do mundo. Homem Administrativo. Vê o trabalhador como uma criatura racional e sensitiva. Que possui necessidades além de financeiras. A preocupação com o bem estar do funcionário.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
-Leland Bradford
Com base na Teoria Comportamental, dá importância ao relacionamento entre e dentro dos grupos, as decisões são descentralizadas, utiliza a negociação para resolver conflitos e problemas. Promove a interligação entre o homem a organização e o ambiente.
Vê o trabalhador como contribuinte e colaborador das organizações.
Treinamento para desenvolvimento de equipes.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Desde a descoberta do fogo, a fundição do ferro, a criação dos primeiros computadores, e depois dos softwares. Torna a informação ferramenta essencial para o desenvolvimento e sobrevivência das organizações. A fim de trazer as respostas imediatas solicitadas pela competitividade. A Cibernética, a ciência da comunicação e do controle seja no homem ou na máquina. Homo Digitalis. Um homem que busca sempre o aperfeiçoamento, atualização, invenção e a adaptação. A informação atualmente é acessível a todos com muita facilidade, as empresas competitivas estão sempre a procura de modernidades e atualizações constantes que são exigidas pelo mercado. A informação hoje é uma necessidade.
TEORIA DA
MATEMÁTICA Vários autores das demais teorias trazem a ideia de processo decisório através da matemática.
Preocupa-se em criar modelos matemáticos para poder analisar situações dentro das organizações, resolvendo problemas e facilitando a tomada de decisões.
Um homem que necessita explicar através de dados a situação organizacional de sua empresa. Nas empresas atuais tudo é medido através da matemática, lucro, prejuízo, despesas, custos, estatísticas, e as probabilidades, o sistema não funciona sem a matemática.
TEORIA DA CONTINGÊNCIA
-Lawrence
-Lorsch
-Joan
...