TRABALHO DE MACROECONOMIA
Artigo: TRABALHO DE MACROECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulapaladino • 10/3/2015 • 2.056 Palavras (9 Páginas) • 530 Visualizações
a) O que vem a ser PIB potencial? Quais fatores determinam o seu crescimento?
O PIB potencial representa a capacidade de produção da economia em uma jornada normal de trabalho, ou seja, representa a capacidade de produção desta economia sem causar pressões inflacionárias no mercado. Se a economia crescer além do PIB potencial, surgem pressões inflacionárias. O PIB potencial é determinado pela taxa de crescimento de longo prazo da economia. Diversos fatores determinam o crescimento do PIB potencial, tais quais: aumento dos investimentos nos fatores de produção (como capacidade instalada da indústria, infraestrutura, tecnologia, geração de energia elétrica, etc.); aumento da eficiência na economia; aumento da força de trabalho empregada.
b) Explique porque o PIB deve estar próximo do PIB potencial para que a inflação permaneça sob controle?
O PIB efetivo deverá estar próximo ao PIB potencial para que a inflação permaneça sob controle, pois quando estão alinhados a inflação permanece estável e controlada. Quando o PIB efetivo é maior que o PIB potencial a inflação acelera, e quando o PIB efetivo é menor que o PIB potencial teremos uma desaceleração na inflação.
O descompasso entre a oferta e a demanda é destacado como um dos focos de pressão inflacionária. Não por acaso, uma das estratégias para conter este descasamento foram as medidas de contenção da expansão do crédito para no máximo 15% e encarecer, com a tributação pelo IOF, o crédito externo. Com isso, a expectativa é que haja normalização dos preços e retomada das metas inflacionárias, sem levar a recessão.
c) Alguns economistas descrevem os períodos de crescimento da economia brasileira como “vôo de galinha”, caracterizado por grandes oscilações do PIB e pela curta duração. Como você explicaria esta caracterização usando o PIB e o PIB potencial?
A descrição sobre a economia brasileira, comparada ao voo de uma galinha, dá-se, pois o desempenho da economia brasileira se qualifica no seguinte termo: nos períodos ascendentes do ciclo global, a economia brasileira não conseguiu alçar patamares mais elevados de crescimento e, quando ocorreu expansão, o dinamismo não se sustentou, ou seja, não conseguimos manter o PIB potencial alinhado com o PIB efetivo, não sustentando assim um cenário estável e sim de oscilações de inflação.A comparação ao voo da galinha deve-se ao Brasil estimular a economia no curto prazo, com medidas de politica monetária, tais como redução da taxa de juros, dos depósitos compulsórios, entre outros até alcançar o PIB potencial, porém quando isto ocorre há um aumento da inflação e para retomar a estabilidade da inflaçãosão tomadas medidas de desaceleração da economia. Assim o desenvolvimento da economia brasileira é similar ao voo da galinha.
Questão 2
Assumindo correta a afirmação do presidente do Banco Central, qual deveria ser sua próxima ação em termos da política monetária? Justifique.
As próximas ações para manter a inflação em níveis baixos, deverá ser um anúncio prévio de uma meta numérica para a inflação em prazo pré-determinado e que se comprometem explicitamente de que o Banco Central irá buscar o cumprimento desta meta fixada. Para alcançar a meta estabelecida, muitas vezes pelo Governo, o BC deve utilizar todos os instrumentos possíveis como a taxa de juros, o crescimento da base monetária ou a taxa de câmbio.
Questão3
De que formas uma valorização da taxa de câmbio doméstica (R$ contra US$), torna-se um instrumento anti-inflacionário?
Muitos dos insumos e contratos são indexados pelo Dólar, o qual pode influenciar diretamente nos preços e custos do produto final. Sendo assim, a valorização da moeda doméstica pode favorecer o controle da inflação via:
• Menor margem para manter ou aumentar preços no mercado local, uma vez que as commodities são transacionadas em dólar.
• Competitividade do mercado externo em relação ao mercado interno: produtos importados com preços menores reduzem as margens dos produtos da indústria local.
• Insumos importados para produção local mais baratos.
Questão 4
O Banco Central da China decidiu cortar em 0,5 ponto percentual as reservas obrigatórias dos bancos, que passam a ser de 20,5% para as instituições de grande porte e de 17% para os pequenos e médios bancos. A medida entrará em vigor no dia 24 de fevereiro, segundo informações da agência oficial de notícias chinesa Xinhua. (Valor Econômico 24/02/12)
Qual o efeito macroeconômico desejado de uma redução dos compulsórios? Descreva como esta redução produz seus efeitos na atividade econômica e nos preços.
O efeito macroeconômico desejado de uma redução dos compulsórios é o estimulo do consumo via aumento de crédito. A redução dos depósitos compulsórios permite que os bancos tenham mais moeda disponível para movimentar a economia. Desta forma, há mais oferta de crédito, o que estimula a atividade econômica aumentando a demanda agregada do país pelo aumento do consumo. O efeito natural é a aceleração dos preços e inflação, provocada pela eficiência produtiva não conseguir acompanhar a demanda aquecida.
Questão 5
Quais os canais de transmissão da política monetária sobre a atividade econômica? Exemplifique, quando, por exemplo, há um aumento da taxa de juros básica.
A política monetária tem grande influência na economia de um país, na prática atua e controla o gasto na economia nacional, principalmente na renda familiar e nos empreendimentos. Ela sempre avalia as variáveis da macroeconomia, geralmente enfatiza canais de transmissão como a Taxa de juros, taxa de câmbio, preços de ativos, crédito e expectativa.
Sem dúvida um dos principais canais à disposição da Política monetária é a taxa de juros, pois por meio deste canal é possível afetar o nível dos preços e a atividade da economia.
Com o aumento da taxa de juros básica a oferta de crédito fica mais cara e como grande parte do consumo nacional é produto de financiamentos as pessoas passam a consumir menos, as empresas deixam de tomar empréstimos reduzindo assim os investimentos, gerando menos crescimento das empresas e menos contratações elevando assim a taxa de desempregos.
...