Taxa de marca forte
Tese: Taxa de marca forte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 19981971 • 20/6/2014 • Tese • 815 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
1.1. Ambiente Interno
1.1.1. Pontos fracos
No que concerne aos pontos fracos da marca a um nível interno, foi possível observar alguns aspectos dignos de reparo.
Uma aposta forte da marca é a identificação clara do seu público-alvo, apesar deste facto ser um aspecto positivo, também se poderá considerar como sendo um cenário prejudicial, visto que ao definir os jovens como o seu único público-alvo a marca poderá estar a afastar outros segmentos etários do produto, perdendo assim, alguma quota de mercado face aos seus concorrentes.
Outro aspecto negativo encontrado foi a pouca comunicação, face ás características tangíveis da marca. Esta comunicação é feita de uma forma genérica ao benefício da marca.
Dois aspectos prejudiciais, mas que a responsabilidade não poderá ser atribuída à marca é a crescente preocupação e legislação ambiental, onde o produto desodorizante spray devido ás suas características, poderá ser afectado e o grande numero de marcas concorrentes existentes no respectivo mercado.
1.2. Ambiente Externo
1.2.1. Ameaças
Num cenário de aspectos negativos, cuja inoperância se poderá transformar em ameaça para a marca, foi possível observar algum pontos cujo realce é devido.
No que concerne aos segmentos de produto utilizados da marca, a mesma opta por direccionar grande parte da sua comunicação apenas para o segmento spray, negligenciado um segmento em crescimento, o segmento roll-on.
Este segmento apresenta um crescimento no mercado, derivado ás suas características físicas (componentes) e genéricas (dimensão), assim a fortificação do mesmo deveria ser equacionada na política de comunicação da marca.
Em termos de comunicação, a marca opta por não direccionar a sua mensagem ás componente físicas dos seus produtos, podendo estar a negligiar as qualidades tangíveis dos mesmos.
A diversificação das estratégias de marketing escolhidas também transparecem um ponto fraco, com a falta de diversificação e escolha por outro estilo de estratégia.
1.2.2. Oportunidades
Numa óptica de desenvolvimento e planeamento estratégico é possível delinear alguns caminhos possíveis para a marca seguir.
O direcionamento para diferentes públicos-alvo, poderia ser uma estratégia equacionada afim de aumentar a cota de mercado, segmentos etários entre 40 a 60 anos, ou segmentos do sexo feminino, não são explorados pela marca. No entanto deve-se referir que uma estratégia a este nível, poderia enfraquecer o posicionamento da marca no mercado.
Um cenário em franca ascensão é o modismo da beleza, cada vez mais as pessoas demonstram preocupações a este nível, este é um ponto que a marca tem explorado bem, no entanto e face à permanência e ate crescimento do respectivo modismo, este transforma-se numa grande oportunidade de desenvolvimento para a marca.
Também a publicidade e comunicação da marca poderá ser aperfeiçoada, inovando ao nível da interactividade com os consumidores, também os meios onde é realizada tendem a desenvolver-se, actualmente e segundo o público-alvo da marca os jovens, a Internet representa um meio de comunicação com enorme potencial.
Num aspecto de crescimento e divulgação a parceria com instituições relacionadas com os mesmos conceitos da marca em estudo, tais como ginásios, ou casas de diversão nocturna, poderá ser estimulante e recompensador.
1.2. Ambiente Externo
...