Taxa de variação média
Tese: Taxa de variação média. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marinastaro • 28/5/2014 • Tese • 1.310 Palavras (6 Páginas) • 352 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir é o ATPS do prof. Pedro Eugênio, do curso de administração da turma 3º A, que apresenta a Taxa Média de Variação, a Taxa Instantânea de Variação, e um pequeno resumo das Técnicas de Derivação.
Etapa 1 – Passo 2
f (x) = 7x
f’ (x) = lim 7(x+h) – 7x
h→0 h
f’ (x) = lim 7x + 7h - 7x
h→0 h
f’ (x) = 7
Etapa 1 – Passo 3
Taxa Média de Variação
Suponha que y é uma quantidade que depende de outra quantidade x. Assim, y é uma função de x e escrevemos y = f(x). Se x variar de x0 para x1, então a variação de x (também chamada de incremento de x) é:
∆ x = x1 - x0
E a variação correspondente de y é:
∆y = f (x1) - f (x0)
O quociente de diferenças:
∆y = f (x1) - f (x0) = msec
∆x x1 - x0
É denominado de Taxa Média de Variação de y em relação a x no intervalo e pode ser interpretado como a inclinação da reta secante msec (reta que intersecta 2 pontos de uma curva).
Taxa Instantânea de Variação
Consideramos a taxa média de variação em intervalos cada vez menores fazendo x0 tender a x0 e, portanto, fazendo tender a 0. O limite dessas taxas médias de variação é chamado taxa (instantânea) de variação de y em relação a x em x0 para x = x0, que é interpretada como a inclinação da tangente á curva y = f(x) em P(x0 , f(x0)), mtg.
Taxa de instantânea de variação:
lim ∆y = lim f (x1) - f (x0) = mtg
x→0 ∆x x1→x0 x1 - x0
Obs.: Gráfico que será explicado.
Etapa 2 – Passo 1
Relato do entendimento de “Técnicas de Derivação” aluna Aldrey.
A derivação de uma função y = f(x) num ponto x = x0, é igual ao valor da tangente trigonométrica do ângulo formado pela tangente geométrica à curva representativa de y = f(x) no ponto x = x0, ou seja, a derivada é o coeficiente angular da reta tangente ao gráfico da função no ponto x0.
A derivada de uma função y = f(x), pode ser representada também pelos símbolos: y’, dy/dx ou f’ (x).
df (x0) = f’(x0) = lim f (x) - f (x0) = lim f (x0 + h) - f (x0)
dx x→x0 x - x0 h→0 h
Relato do entendimento de “Técnicas de Derivação” aluna Jennifer.
As Técnicas de negociação são utilizadas para obter uma derivada, o objetivo principal é obter de modo rápido a derivada de uma função dada.
Nas Regras da derivação o foco principal é apresentar as regras de maneira simplificada, muitas vezes o processo de determinação da função derivada é trabalhoso,é por isso, que é interessante trabalhar com técnicas que permitam a determinação rápida da derivada.
É Importante lembrar, que quando se é dada
...