Tecnicas De Negociação
Dissertações: Tecnicas De Negociação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinecarladamasi • 18/4/2014 • 1.272 Palavras (6 Páginas) • 343 Visualizações
Etapa 01
Elencar os conceitos de negociação levantados por cada aluno no Passo 2 e escolher
após consenso da equipe, 4 (quatro) conceitos de negociação, citando as fontes.
1- Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. “William Ury”
2- A negociação depende da forma de vida e da cultura de cada indivíduo, comunicação, bom relacionamento, descobrir o interesse da outra parte, elaborar diversos acordos possíveis, convencer a outra parte que esta sendo tratada com justiça, definir quais as opções de acordo e o compromisso final. “Roger Fisher”
3- Negociação é um conceito em continua formação a qual este amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. “Dante Pinheiro Martinelli”
4- Enquanto homens a negociação está presente desde nosso nascimento. Quando crianças, para poder brincar até mais tarde com os amigos, aprendemos que a moeda de troca pode ser terminar a lição de casa, quando adolescentes temos a mesada em relação ao desempenho escolar, ou ainda quando adultos, o casamento. Na vida profissional saber negociar se tornou uma premissa fundamental – mesmo que seja para pleitear um aumento salarial. “Abraham Lincoln”
Discutir as respostas que cada aluno deu no Passo 3, e após consenso da equipe, resumir as respostas para as questões 2 e 3 do Passo 3.
1- Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da
família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc.).
Negociar com familiares é bem mais difícil, pois muitos acham que por ter algum tipo de parentesco devemos relevar situações, principalmente quando o assunto em questão envolve dinheiro. Exemplo sociedade com alguém da família, sempre tem um lado mais envolvido, acreditando e buscando resultados que o outro.
2- O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão
Na opinião do grupo prejudica o processo, pois quando temos uma negociação com alguém que temos um relacionamento apenas profissional é mais fácil impor seus objetivos a pessoa, porque quando já se tem uma relação pessoal envolve sentimentos então pode acontecer de deixar de ter vantagens a mais para ajudar de alguma maneira, agora se for uma relação apenas de negócios usamos mais da razão ressaltando nossos interesses e negociando melhor.
Etapa 02
Com base nas leituras realizadas no Passo 1 e no que foi estudado em sala de aula, qual
seria a melhor definição para processo de negociação como sistema?
Tendo como base leituras e o conteúdo das aulas a melhor definição para o processo de negociação é a junção que envolve uma pessoa ou um grupo com interesses comuns, que usam do sistema de confronto , comunicação direta, para discutir propostas que cheguem ao seu objetivo que é terem um acordo que beneficiem ambas as partes.
Qual é a importância da comunicação na negociação?
É de suma importância, pois a comunicação influência muito na negociação, tanto no modo de falar como no modo de se vestir e de transparecer gestos excessivos. A comunicação deve ser feita de forma que a outra pessoa em que esteja conversando entenda o que você está dizendo do mesmo jeito em que você entenda o que ela diz com clareza.
Técnicas de negociação – Atps – Etapa 2 – Tabela 1 – Autor do livro
Integrantes da Equipe
Aline Carla Damásio dos Santos
Gláucia Pereira da Cruz
Simone Figueredo Ramos
Negociação Escolhida: Compra de um carro usado
Características da
negociação Desafios da
negociação Dicas do autor
Passos a serem
tomados
Perigos e aspectos
de atenção
a- A compra de um carro Encontrar um carro dentro dos seus interesses. Lojas de carros usados. Descobrir o preço inicial. Não se impressionar pelo primeiro que encontrar.
b- A quilometragem adequada Valores a pagar (parcelas) Internet conhecidos. Avaliação geral, levar alguém que conheça. Levar um mecânico para avaliar.
c- Porte (pequeno, médio, grande)
Lugares onde encontrar. Feiras de carros. Valor máximo que poderá pagar. Leva tempo para negociar, tem muita calma e paciência.
d- Tração nas quatro rodas. Descobrir se o carro apresenta problemas.
Fazer uma lista com vários modelos para chegar a apenas um.
Fazer proposta com valor de 85% do carro justifique ofertas.
Não agir por impulso e sim com consciência e serenidade.
Técnicas de negociação – Atps – Etapa 2 – Tabela 2 – Caso real
Integrantes da Equipe
Aline Carla Damásio dos Santos
Gláucia Pereira da Cruz
Simone Figueredo Ramos
Negociação Escolhida:
...