Tecnicas De Negociação
Artigos Científicos: Tecnicas De Negociação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pai14 • 27/8/2013 • 6.720 Palavras (27 Páginas) • 291 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA – TURMA N 10
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
CUIABÁ, 10/04/2013
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA – TURMA N 10
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Nome: Peterson Oliveira P. Fermiano RA: 416823
Nome: Carlos Henrique Silva Alves RA: 414230
Nome: Otacílio do Nascimento RA: 405910
Nome: José Pereira Filho RA: 419120
Trabalho de Técnicas de negociação, apresentado a banca examinadora da Faculdade de Cuiabá da Anhanguera Educacional, sob orientação do Professor tutor presencial: Antônio Cato Junior, e da Professora tutor(a) á distancia : Prof.(a)MSc. Karen Grubert Rojas.
CUIABÁ, 10/04/2013
SUMÁRIO
Introdução ................................................................................... 4
Roteiro de preparação para negociações salariais ....................... 5
ANEXOS
Etapa 1
Passo 1-2 ..................................................................................... 5
Etapa 3
Passo 1-2 ..................................................................................... 6
Etapa 4
Passo 1 ........................................................................................ 7
Passo 2 ........................................................................................ 7
Passo 3 ........................................................................................ 8
Texto 1 ........................................................................................ 10
Texto 2 ........................................................................................ 11
Texto 3 ........................................................................................ 16
Conclusão ................................................................................... 18
Bibliografia ................................................................................. 19
INTRODUÇÂO
Com o objetivo de mostrar como a visão sistêmica pode ser importante para tornar as negociações mais estratégicas, principalmente nas atividades publicas e privadas. Ao torná-las mais abrangentes, dá-se um passo fundamental para também torná-las mais estratégicas, ou seja, mais voltadas para uma visão de longo prazo, buscando um relacionamento que seja duradouro e uma relação que possa atender, se não plenamente, ao menos de maneira satisfatória, todas as partes envolvidas na negociação.
Nas negociações, cresce cada vez mais a importância do relacionamento com o ambiente externo, em especial quando se busca uma negociação estratégica, focada no longo prazo e no relacionamento entre as pessoas envolvidas no processo. Assim, a visão sistêmica pode contribuir de maneira significativa para tornar as negociações estratégicas, em especial com base na noção de sistema aberto, que trouxe a idéia do relacionamento de cada sistema com seu ambiente externo e com todos os sistemas com os quais interage. A noção de sistema aberto já vinha tomando forma desde o inicio do século XX, mais foi a partir dos trabalhos de Bertalanffy, em 1950, que o conceito consolidou-se. Dessa forma, foi possível ocorrer um grande avanço nas negociações.
As idéias da teoria de sistemas podem ser aplicadas a qualquer campo do conhecimento humano, o que ampliou significativamente as possibilidades de sua aplicação desde a metade do século XX. Ao longo do tempo, o enfoque sistêmico desenvolve de maneira intensa a capacidade de lidar com a complexidade, o que se tornou fundamental com o passar do tempo e com a ampliação dos conhecimentos humanos, em um mundo que muda cada vez mais rapidamente, aumentando sempre a sua complexidade.
Especificamente no campo da Administração, ao se ter a noção da organização como um sistema aberto, que deve e precisa interagir continuamente com todo o seu ambiente, grandes avanços foram feitos. Assim, surgiu a teoria da contingência, proposta por Lawrence e Lorsch na década de 1960, a qual trouxe grande contribuição para o desenvolvimento da teoria da administração e para a análise da empresa em relação ao seu ambiente externo, visto que, no tocante ao ambiente interno, essa mesma teoria já se encontrava bastante desenvolvida.
A teoria de sistemas trouxe várias contribuições para a teoria da administração. Entre elas, pode-se citar uma maior integração das diversas teorias que a precederam, além de contribuições de vários outros campos de conhecimento ( tais como a matemática, a cibernética, a teoria da informação, entre outras ) por meio da teoria de sistemas. Assim, vários aspectos da Administração sofreram influência direta ou indireta da teoria de sistemas, podendo-se mencionar os conflitos entre os diversos papéis do administrador, a busca de um equilíbrio integrado na organização, bem como o caminho para estabilidade, evitando, dessa maneira, os efeitos da entropia.
A solução
...