Tecnicas De Negociação
Casos: Tecnicas De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AndyTessa • 16/9/2013 • 4.335 Palavras (18 Páginas) • 259 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO PINDAMONHANGABA
ADMINISTRAÇÃO - 1º SEMESTE
DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
ALINE APARECIDA DE FARIA VIEIRA LEMES- RA 7336552631
ANDRÉIA CRISTINA FERNANDES TESSARI- RA 7337560350
LUCAS MARTINS DE SOUZA- RA 7146457713
Professor de Ensino a Distancia (EAD): Maurício Dias
Tutor de Ensino a Distancia (EAD): Luis Fernando Ventura
Junho de 2013
Introdução
Com a concorrência global e o avanço tecnológico, as empresas estão investindo em capital humano, valorizar o capital humano é fundamental para a competitividade empresarial, pois os recursos humanos são os principais responsáveis pelo desempenho das empresas.
Gestão do Conhecimento é o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis a empresa.
Ela gera, compartilha e utiliza o conhecimento tácito e explicito existente num determinado espaço para dar resposta às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento.
A Gestão do conhecimento é apontada como um novo vetor da administração moderna, ela alavanca, multiplica e gera riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização.
Seu grande diferencial é proporcionar as empresas um melhor investimento em seu capital intelectual assim evitando desperdícios de investimentos.
Desenvolvimento
Etapa 01
Definição Gestão do Conhecimento
A Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.
Gestão do Conhecimento segundo Nonaka e Takeushi
Observam que o “conhecimento, diferente da informação, refere-se a crenças e compromisso”. Estes autores classificaram o conhecimento humano em dois tipos: Conhecimento tácito e conhecimento explícito.
O conhecimento tácito é difícil de ser articulado na linguagem formal, é um tipo de conhecimento mais importante. É o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis como por exemplo, crenças pessoais, perspectivas, sistema de valor, insights, intuições, emoções, habilidades. Só pode ser avaliado por meio da ação.
O conhecimento explícito é o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais etc., facilmente transmitido, sistematizado e comunicado. Ele pode ser transmitido formal e facilmente entre os indivíduos. Esse foi o modo dominante de conhecimento na tradição filosófica ocidental.
Os conhecimentos tácito e explícito são unidades estruturais básicas que se complementam e a interação entre eles é a principal dinâmica da criação do conhecimento na organização. Quatro Modos de Conversão do Conhecimento:
O pressuposto de que o conhecimento é criado por meio da interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito permitiu postular quatro modos diferentes de conversão do conhecimento. São eles:
1. De conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de Socialização;
2. De conhecimento tácito em conhecimento explícito, que denominamos de Externalização;
3. De conhecimento explícito em conhecimento explícito, ou Combinação e
4. De conhecimento explícito para conhecimento tácito, ou Internalização.
Gestão do Conhecimento segundo Knowledge Managenent
Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.
Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso.
As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e a era da informação. A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia.
Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.
O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo. O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas.
Com a adoção do “KM”, um dos principais benefícios, além de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa.
É como se o próprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas. Agregando valores as pessoas e à empresa.
A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos. A agilidade e rapidez passam a ser característica das empresas que
...