TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas Negociação

Trabalho Universitário: Tecnicas Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  4.417 Palavras (18 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO......................................................................................................................6

Roteiro de preparação para as negociações salariais.

As negociações que envolvem reajustes salariais é sem dúvida, um processo delicado e que exige do profissional preparo, consistência de informações e, principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento.

Igualmente o saber negociar é competência fundamental tanto para quem procura por um novo trabalho quanto para quem se encontra empregado. Pois na hora de discutir o valor do salário, seja no momento da contratação ou ao solicitar um aumento da atual remuneração, é importante saber comunicar-se e administrar as emoções. O interessado deve transmitir firmeza e preparo. Para isso, deve estudar muito bem a situação antes de agir.

Não devemos ter medo ou pensar que não sabemos o que vamos dizer. Temos que estar preparados para o momento; é preciso estar presente à sinceridade e não termos vergonha de nos expressar, pois a questão salarial é importante, mas salientar também outros pontos importantes, a oportunidade de estar trabalhando em determinada empresa, a possível ascensão profissional que poderá surgir na atual ou em outra nova posição, entre outros aspectos.

Deve-se ter cautela e saber o momento certo de pleitear um aumento salarial, pois isso também é importante. Antes pensar de solicitar uma reunião com o chefe, para conversar sobre a celeuma, o funcionário tem que se preparar muito bem, fazer pesquisas de mercado em relação função ou cargo exercido, remuneração atual aplicada no mercado de trabalho, ter conhecimento de como funciona a política salarial da empresa. Discutir sobre salário costuma ser o momento mais desconfortável. Antes de argumentar, é preciso lembrar que ambos os lados estão cumprindo seus papéis, então não se deve encarar este processo como uma luta entre adversários. Deve-se deixar claro objetivo em uma mesa de reunião, demonstrar que você sempre soma pra a empresa e que esta sempre a procura de quebrar as barreiras e que sempre trabalhou pautado pelo trabalho em equipe. Assim, o processo de comunicação se abre e a negociação salarial fruirá para um resultado positivo.

Para que se tenham bons resultados em uma negociação salarial é preciso seguir alguns passos básicos de um roteiro salarial, a saber: Estar Preparado, ser firme, ser prudente, controlar a ansiedade, primeiro a empresa, ter um valor em mente, dicção adequada, ter opção de escape, deixar claros os interesses, focar em um critério dentre outros.

Segue abaixo os tópicos mais importantes para o roteiro

1. Estar Preparado

Realizar pesquisa no mercado de trabalho, considerando suas necessidades, estipular um valor adequado para salário e de possíveis benefícios adicionais – como ticket alimentação, plano de sáude, horas extras, diárias, ajuda de custo e férias. Certifique-se de que este "fardel" e verificar se atende às suas expectativas, para não ter problemas futuros. Tenha argumentações cabais para defender sua proposta, como experiência e competência.

2. Ser firme e prudente

Os negociadores em sua maioria procuram se esquivar com reações hostis. Devemos evitar esta armadilha fazendo uma proposta que seja e apropriada e permanecer nesta posição até que a outra parte ofereça uma boa razão para você mudar. Igualmente manter sua proposta em mente, pois se tem um objetivo a ser atingido, um resultado que agrade ambas as partes; devemos usar energia para manter o equilíbrio.

3. Controle a ansiedade

Não devemos antecipar as coisas, deixar fluir a negociação e deixar para falar de valores mais para o final da conversa, procurar conquistar o empregador e então fale sobre valores.

4. Nunca se esquecer - Primeiro, a empresa.

Sempre que ocorrer do empregador fazer a proposta antes, você tem a oportunidade de revisar sua própria proposta. Compare o valor posto na mesa com a faixa salarial do mercado para chegar a uma conclusão satisfatória.

5. "Quanto quero ganhar?"

Deve-se estar preparado para responder a este questionamento, dê respostas argumentativas, mais amplas, sem citar valores específicos. Você pode dizer "Em procuro algo em torno de X reais". Deixe claro que você está familiarizado com a média do mercado.

6. Usar uma dicção adequada

Procure demonstrar a pessoa que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo, deixe transparente que você espera o mesmo. Assim, vocês trabalham em conjunto para chegar a um consenso. Evite ultimatos, ameaças e outros comportamentos rígidos.

8. Tenha sempre uma carta na manga

Crie possíveis soluções para um impasse e coloque-as na mesa. Juntos, sem compromisso formal, empresa e candidato pode decidir qual é a mais vantajosa para ambos.

9. Deixe claros seus interesses

Em uma negociação deve-se satisfazer uma lista de necessidades, não somente apenas a salarial. Existem outros tipos de compensação que podem ser válidos - como divisão de lucros, ações, bônus, mais responsabilidade, uma agenda de promoções, férias maiores ou horários flexíveis.

10. Focar em um critério

Sem duvida nenhuma que é muito mais fácil persuadir alguém quando a proposta é fundamentada em um critério objetivo, como ganhos por experiência, competência ou tempo de casa. Procure saber em qual linha você se encaixa na empresa. Sempre verificar os argumentos que não devem ser usados na negociação salarial.

Mas qual seria o momento certo para pedir um aumento salarial? Devemos saber o momento certo de pedir o aumento também é importante, antes de demarcar um conversa com a diretoria, o profissional deve estar bem interado da remuneração do mercado e conhecer a política salarial da empresa que trabalha. Requerer um aumento antes de um tempo mínimo de empresa ou próximo de um aumento anterior não é muito coerente, normalmente as empresas estabelecem um parâmetro de um ano para avaliar os casos. Valem lembrar que o desempenho de um funcionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com