Tecnólogo Em Logística.
Dissertações: Tecnólogo Em Logística.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danilo4p • 2/10/2014 • 1.868 Palavras (8 Páginas) • 162 Visualizações
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA – MÓDULO BÁSICO
BENJAMIN
PORTFÓLIO 1
MODELOS DE GESTÃO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2011
Benjamin
PORTFÓLIO 1
MODELOS DE GESTÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Logística da Faculdade ENIAC para a disciplina de Modelos de Gestão.
Prof. Celso Jacubavicius
Guarulhos
2011
Respostas
.............................................................................................................
1. A HP trocou os protetores internos das embalagens das impressoras, que passaram a ser de Papel ao invés de Isopor (Derivado de petróleo de difícil reciclagem). O desenvolvimento desse processo durou dois anos e trouxe uma economia de 10%. Essa economia é considerável? Quais os ganhos reais da HP ao mudar esses protetores?
Resposta
Sim a economia é considerável, pois segundo pesquisa realizada a HP utiliza Mensalmente uma tonelada de papel. Essa quantidade de papel é usado para realizar testes em cercas de 10 000 impressoras fabricadas no Brasil durante muito tempo teve como destino a reciclagem “ Já dávamos um fim adequado ao resíduo mas achávamos que era possível ir alem”,diz o iraniano Kaimi Saide diretor de operações da HP .
Depois de dois anos de pesquisa e estudo a HP colocou em prática uma nova solução para essa montanha de papel. A saída encontrada foi utilizar a papelada para fabricar protetores internos das impressoras . Com isto ela não só reduziu drasticamente o uso de isopor derivado do petróleo e difícil reciclagem, como obteve uma economia de 10 % no custo de embalagens, Transporte e armazenamento do produto “ Como os calços de isopor não podiam ser encaixados uns nos outros , acabavam ocupando um espaço valioso nos caminhões e na linha de produção” diz Saidi.
Resumindo a Pesquisa acima os ganhos reais da HP Foram à economia na utilização do isopor material de difícil reciclagem, conseguiu economizar na embalagens, Ganhou no transporte e no armazenamento do produto ganhando assim espaço nos caminhões e na linha de produção.
2. Os protetores de isopor não se encaixavam uns nos outros e tomavam um espaço muito grande nos caminhões e na linha de produção. Além disso, até agora, os protetores de papel não podem substituir os de isopor em embalagens de impressoras acima de 80 quilos. A empresa deve continuar suas pesquisas para substituir todos os protetores de isopor? Que benefícios isso trará á mesma?
Resposta
Segundo palavras de Kaimi Saidi a HP não irá encerrarar os testes com as embalagens equanto não puder utiliza-la em toda sua linha. O avanço que a HP conssegue com a utilização deste tipo de embalagem, segundo especialistas é fundamental para a sobrevivencia e a imagem das grandes empresas. Pois ela conssegue crescer, lucra e ao mesmo tempo Reciclar um produto para sua própia utilização, fica em evidencia como a HP tem principios de ecoeficiencia um conceito que vem crescendo da decada passada até agora.
Isto mostra como a HP está no caminho certo pois atraves desta solução para a reciclagem dos papeis usado em testes das impressoras, mostra como a empresa está tendo beneficios com a utilização deste material reciclado, como na economia do isopor, sua própia sobrevivencia e a imagem de sua empresa, isto sem contar na concentiazação da reciclagem que começa dentro da própia empresa.
3. A HP fechou parceria com a Jaguaré Embalagens para que a mesma alugue caixas de papelão (Que seriam usadas até seis vezes) para que seus fornecedores entreguem as peças que serão utilizadas na produção das impressoras. Na prática funcionaria assim: A Jaguaré aluga a caixa para que o fornecedor entregue a peça para a HP. Depois que a peça é entregue, a embalagem é cuidadosamente dobrada por um funcionário da própria Jaguaré e colocada no caminhão vazio que retorna ao fornecedor. Essa prática evitará o corte de 40 mil árvores e o uso de 120 mil litros de combustível, o que implicaria na emissão de 2.000 toneladas de gás carbônico. É mesquinha essa economia de caixas de papelão? Por que? Isso afetaria a indústria de papelão? Por quê?
Resposta
Depois de uma parceria bem sucedida até agora com a Jaguaré Embalagens, desde o ano 2000,as empresas fazem um esforço conjunto para convecer os fornecedores das maiores peças de impressoras a utilizar a mesma caixa de papelão até sis vezes. Na prática já esta funcionando esse esquema de reutilização de embalagens de papelão e segundo palavras de Saidi “ Parece óbvio, mas durante muito tempo não percebemos o impacto econômico de usar a caixa apenas uma única vez e logo encaminha-lá para a reciclagem”. A pesquisa mostra que além do ganho finaceiro obtido com a multiplicação do uso das caixas houve um ganho ambiental muito grande, pois a prática de reutilização está evitando o corte de cerca de 40 000 árvores e o uso de 126 000 de litros de combustível, que ganha na emissão de gás carbonico por volta de 2
...