Teoria Geral Da Administração
Dissertações: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nycolasanderson • 4/11/2013 • 1.486 Palavras (6 Páginas) • 706 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Teoria Geral da Adminitração III Relatorio Final Sala: 201 Data: 06/11/2013
Nomes do grupo: 04 RA PAPEL
Flávia Teodoro 13033287 Líder
Rafaela Parisoto 13037064 Redator
Gustavo Tenório 13137625 Porta -voz
Luis Rafael Orsi 13243803 Membro
Nycolas Anderson 13177316 Membro
1 – PROBLEMA ENCONTRADO:
Diante da leitura do texto, e após reflexão sobre relatório parcial o problema que desejamos resolver é: Quais mecanismos podem ser utilizados para garantir a qualidade da empresa?
Partindo desse ponto, pesquisamos os seguintes conceitos relevantes para o desenvolvimento da solução: Conceito de qualidade, ISO, PNQ e estratégia de mercado.
2 – CONCEITOS RELEVANTES:
Ao longo dos anos a qualidade tem desempenhado um papel relevante no que se refere ao aumento da vantagem competitiva para as organizações, uma vez que tido o acréscimo da qualidade, encontra-se o aumento dos níveis de satisfação dos clientes, que, por sua vez, resulta em maior lucratividade à organização proporcionando maior Share de mercado.(CERQUEIRA NETO 1991)
O conceito de controle da qualidade total engloba os seguintes itens: ações orientadas por prioridades, fatos e dados, controle de processos e da dispersão (variação dos dados que indicam quando há uma possível falha no processo) e investigação das causas, o “próximo processo é o seu cliente” (para que cada funcionário tenha em mente que a qualidade de seu trabalho interfere na qualidade do produto na próxima etapa do processo), identificação das verdadeiras necessidades dos clientes e também evitar que erros já identificados sejam cometidos novamente. (CERQUEIRA NETO 1991)
Segundo Chiavenato (2000, p. 665): A qualidade total está baseada no empoderamento (empowerment) das pessoas, pois reduz os custos, objetivando a economia e também dá às organizações a segurança de um trabalho voltado para melhoria contínua com a preocupação em seguir os mandamentos da qualidade total.
De acordo com Cerqueira Neto (1991), “As empresas se empenham na implementação de programas de qualidade”, cujos resultados não só garante a plena satisfação dos clientes trazendo a fidelização como consequência (CERQUEIRA NETO 1991)
Cerqueira Neto (1991) afirma,
A qualidade estabelece um parâmetro de serviço e atendimento onde isso e um diferencial competitivo para a empresa pois a mesma gera normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos de qualidade internos, assim podendo gerar um padrão e um diferencial para a marca, e uma melhor capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores num processo contínuo de melhoria.
Existe também o controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade que são conceitos relacionados com o de qualidade na indústria e serviços. Os conceitos são usados em várias áreas, através de indicadores de qualidade e normas, como a ISO 9001, ISSO 14000, e etc. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. (FEIGENBAUM 2001).
Segundo informaçoes iso.org/iso (visualizadas em 02/11/2013) A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade, elementos facilmente identificáveis pelos clientes aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes. (FEIGENBAUM 2001).
Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços. (SOBRAL; PECI 2009)
Quando aplicados conceitos de qualidade, as empresas recebem um reconhecimento, o PNQ que é realizado anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), reconhece as organizações referências em excelência da gestão no Brasil. O processo visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. (Informações fundação fnq.org.br visualizado em 02/11/2013)
De forma geral, candidatar-se ao PNQ auxilia a organização na realização de uma profunda análise de sua gestão, efetuada por examinadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética. Ao final do processo, obtém-se um amplo Relatório de Avaliação. (Informações fundação fnq.org.br visualizado em 02/11/2013)
Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) reconhece empresas nível Classe Mundial e ocupa uma posição central na missão da FNQ de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade. (Informações fundação fnq.org.br visualizado em 02/11/2013)
3 - SOLUÇÕES PROPOSTA
Como proposta de uma implantação de ferramentas de qualidade, vamos traçar duas propostas de atuação de marcado, através de uma pesquisa buscando ferramentas de qualidade adequadas para a estrutura da empresa e o seguimento que a mesma atua dentro de mercado.
Como empresas de transportes atuam basicamente como empresas terceirizadas
...