Trabalho Análise do Filme Tempos Modernos
Por: Juliana Farias • 24/9/2020 • Resenha • 261 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
Página 1 de 2
Análise do Filme Tempos Modernos
OS 4 Princípios de Taylor observados no filme:
- Princípio de Planejamento: Podemos observar na cena onde um determinado personagem, que trabalha controlando a velocidade das máquinas tem toda uma sequencia de comandos a serem executados no momento certo, ou seja, a cada toque da sirene.
- Princípio de Preparo: No filme pode-se observar, que as máquinas e equipamentos estão colocados na fábrica de maneira ordenada, demonstrando uma organização e para seguir um certo padrão que facilite a função dos funcionários.
- Princípio de Controle: Podem ser percebidos em cena que os supervisores exigiam de forma rígida de todos os funcionários a execução repetitivas e elaborada do trabalho, onde nenhum operário poderia executar nada fora dos padrões impostos.
- Principio da Execução: Percebe-se pela organização da fábrica que cada funcionário tem sua função determinada, eram executadas de forma padronizadas, exatamente igual.
Os 3 elementos da Organização Racional do Trabalho:
- Divisão do trabalho e especialização do operário: No filme esse fundamento está exposto nas cenas que mostram a linha de montagem, onde cada operário é limitado a realizar apenas uma tarefa de maneira continua, mecânica e repetitiva.
- Estudo da fadiga Humana: No filme os operários são explorados e pressionadas a produzir cada vez mais, como eles exercem a mesma atividade de forma repetitiva, na cena o Chaplin mostra seus estresse e fadiga e acaba desiquilibrado e sai apertando tudo que imagina ser um parafuso.
- Supervisão funcional: Os funcionários eram observados a todo tempo, para se certificar de que todos estavam empenhados com suas tarefas dentro do planejamento estabelecido para o crescimento da produção.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com